Prefeitura e Senai são parceiras na qualificação de jovens

Escola municipal do Parque das Palmeiras poderá abrigar novo polo da instituição

12 de agosto de 2015
A preocupação com a formação profissional dos jovens de Angra dos Reis levou a prefeita Conceição Rabha a entrar em contato com o Senai, que tem interesse em ampliar sua atuação na cidade e instalar mais cursos profissionalizantes no município. A questão do espaço para instalação de novos cursos poderá ser solucionada pela prefeitura, que ofereceu parte da Escola Municipal Moacyr Rodrigues Laranjeira, no Parque das Palmeiras, para a criação de um novo polo da instituição.

- Aquela escola é ampla e bem localizada, o que permitirá a qualificação dos nossos jovens em um local bem estruturado. Estamos conversando e garantindo nosso total apoio ao Senai e esperamos fechar essa parceria - declarou a prefeita Conceição.

Na última semana, representantes do Senai no município estiveram junto com a prefeita em uma visita técnica à escola. O gerente do Senai na cidade, Marcelo Tavares, conta que, a partir de um convite da prefeita, a visita foi agendada e realizada com o objetivo de verificar o espaço que estava sendo oferecido.

- A escola possibilita um espaço realmente amplo. Estamos estudando com carinho a possibilidade da instalação de alguns de nossos cursos no local, mas é uma decisão que necessita mesmo de uma avaliação detalhada - explicou Marcelo.

O Senai em Angra dos Reis atende a 1.300 estudantes, de 14 a 22 anos, de ambos os sexos, em diversos cursos de qualificação profissional. Dentre os quais estão gerenciamento de projetos, gestão de finanças e instrumentação industrial. A instituição atende a alunos particulares e aos que são selecionados pelas empresas conveniadas por meio do programa Jovem Aprendiz, que garante a inclusão de pessoas de renda mais modesta nos cursos qualificatórios.

Dois desses alunos vêm se destacando nas Olimpíadas do Conhecimento, que foram disputadas recentemente entre as classes do Senai Angra e também entre os alunos das unidades de todo o estado. Lucas da Silva Araújo, do curso de eletricidade industrial, e Jeferson Oliveira Moreira, do curso de solda, foram medalhas de ouro, nas disputas interclasse, e de prata, nas estaduais. Os dois agora se preparam para tentar disputar as olimpíadas do conhecimento em nível nacional.

Para a pedagoga do Senai, Fabíola Brandão, o bom desempenho dos alunos demonstra a seriedade do trabalho de qualificação profissional que o Senai desenvolve.

- Um diploma do Senai é sempre muito bem-visto pelas indústrias, justamente por conta da qualidade da formação que prestamos aqui. Ver nossos alunos se destacando e vencendo desafios nos dá a certeza de que o trabalho de qualificação profissional, que é o nosso principal objetivo, está sendo feito de maneira correta - comemorou a pedagoga.