Caderneta do Adolescente no Parque Mambucaba

Material contém orientações sobre saúde, alimentação e mudanças no corpo

12 de julho de 2012
A Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar), através da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) conhecida como "Módulo 6", no Parque Mambucaba, começa neste mês, no dia 17, a distribuição da Caderneta de Saúde do Adolescente para os moradores do bairro. O médico da unidade, André Farias, afirmou que sua equipe trabalha com cerca de 700 adolescentes. "Quando a caderneta foi lançada em Angra dos Reis, definimos que nossa unidade de saúde seria a pioneira nas ações, o que estamos realizando agora", disse ele. A distribuição será sempre feita às terças e quintas-feiras, até o dia 2 de agosto. Paralelamente, a equipe fará também atendimento multiprofissional, com dentistas e fisioterapeutas.

Inicialmente, a produção e distribuição da Caderneta de Saúde do Adolescente começaram com ações do Ministério da Saúde, mas em seguida os governos estadual e municipal prosseguiram. O estado capacita os municípios, e depois cada um deles desenvolve as atividades por conta própria.

Segundo as diretrizes do ministério, o espaço escolar é prioritário para implementar os programas de promoção da saúde, a cargo das equipes ESF. A caderneta contém diversas informações sobre como evitar doenças, mudanças no corpo, além de orientações sobre saúde sexual e saúde reprodutiva, saúde bucal e alimentação. Na última página há um guia, com os principais telefones que os adolescentes podem utilizar para ampliar suas informações:

Unidade ESF Módulo 6 (Parque Mambucaba): 3362-6330
Disque-denúncia de violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes: 100
Disque-saúde do SUS: 0800-61-1997
Disque-saúde Mulher: 0800-644-0803
Atendimento específico para a mulher: 180
Disque-denúncia de trabalho infantil: 0800-647-5566
SAMU/Ambulâncias: 192
Centro de Assistência Toxicológica: 0800-771-3733