Angra em processo de finalização do Plano de Educação

Após aprovação, documento será transformado em projeto de lei e passará por aprovação na Câmara

12 de junho de 2015
Continuam sendo discutidas, neste momento, em Angra dos Reis, as metas específicas do Plano Municipal de Educação. Com o tema “Planejando a educação para a próxima década“, a Conferência Municipal tem como objetivo a deliberação e aprovação do alinhamento do Plano Municipal de Educação (PME), para o decênio 2015/2025, ao Plano Nacional de Educação (PNE).

Os encontros, que deveriam ter sido encerrados nesta quinta-feira, 11, tiveram que ser estendidos até esta sexta, para que os delegados pudessem analisar com mais cautela as propostas recebidas pela Consulta Pública On-line. É importante destacar a grande participação de profissionais de educação e usuários da rede (pais, responsáveis e alunos) em todos os dias de Conferência.

- Estamos desde segunda-feira na Conferência fazendo uma proposta de alinhamento do Plano Municipal de Educação. Embora tenhamos concluído algumas metas, ainda temos bastante trabalho para fazer. Na segunda foi votado na plenária a ampliação dos trabalhos, que antes estavam previstos para terminar na quinta-feira. Esperamos dar por concluídas todas as metas até o final do dia - analisa Jane Aparecida, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia.

O Plano Municipal de Educação terá a responsabilidade de traduzir e conciliar os desejos, as necessidades e as capacidades educacionais do município para a oferta da Educação Básica (em todas as etapas e modalidades) e também do Ensino Superior. Após a aprovação, o documento será encaminhado à Procuradoria-Geral do Município para a criação de um projeto de Lei, que deverá ser aprovado pela Câmara Municipal.