Exposição fotográfica sobre a Ilha Grande

Imagens revelam a visão que estudantes locais têm da comunidade

12 de junho de 2012
Começou nesta terça-feira, dia 12, a exposição fotográfica "Imagens da Ilha Grande através da percepção afetiva dos estudantes". Desta vez, as belas paisagens foram clicadas pelos estudantes da Escola Municipal General Silvestre Travassos, de Araçatiba, Ilha Grande. O objetivo da mostra é fazer um resgate da cultura caiçara, exibindo, além da exuberância das belezas locais, o modo de vida dos moradores, servindo também como um registro histórico do momento atual da comunidade. A exposição está na Casa Larangeira e fica até o dia 25. Os horários para visitação são de segunda a sexta, das 9h30 às 18h30, e sábados, das 9h às 14h.

A cerimônia de abertura contou com a presença da Secretária de Educação de Angra, Rita Salomão, da diretora da escola, Alcione Rodrigues, de Josélia Ramos, representando a comunidade local, da presidente do Conselho Municipal de Educação, Eliana Cavalieri, do diretor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Domingos Nobre, além de demais professores e profissionais de Educação da rede municipal e da UFF. A universidade está apoiando a exposição e é parceira da Silvestre Travassos em diversas atividades que compõem o projeto pedagógico da escola.

Uma das principais características da exposição é retratar, através da visão dos estudantes, as relações que as pessoas estabelecem com os locais onde moram. A secretária de Educação falou sobre o tema:

- Nós queremos que vocês cresçam, se desenvolvam, vão para a faculdade, mas que nunca percam de vista as suas origens e a localidade de onde vocês vieram. Queremos que essas imagens fiquem para sempre na memória de vocês - ressaltou Rita.

São 100 fotos que mostram a beleza e o cotidiano da Ilha Grande. A exposição é dividida em quatro partes: "Modos de vida", "Olhar sobre a Ilha", "Travessias" e "Ruínas". As fotografias foram feitas por alunos a partir dos 12 anos.

- A gente sempre pode fazer uma escola melhor, e esse é um bom exemplo. Um exemplo de que a escola está viva e pode ser de qualidade - disse o diretor da UFF sobre a exposição.