Angra dos Reis sediará capacitação técnica em turismo promovida pela Embratur
Equipe virá à cidade em maio, para atividades com foco em turismo sustentável, dados e inovação; programa Novas Rotas tem como meta potencializar destinos turísticos do Sul Fluminense no exterior
_1744417064.jpg)
O prefeito de Angra dos Reis, Cláudio Ferreti, e os de outras 12 cidades da região Sul Fluminense estiveram presentes no lançamento do programa Novas Rotas, ocorrido nesta sexta-feira (11), na Fazenda Ponte Alta, em Barra do Piraí. Criada pela Embratur, a iniciativa tem o objetivo de incentivar a divulgação conjunta de destinos da região no mercado internacional, a fim de atrair turistas estrangeiros.
O Novas Rotas também tem como metas ampliar o tempo de permanência dos visitantes e elevar o ticket médio do turista internacional, ou seja, fazer com que ele deixe mais recursos nas cidades pelas quais passar.
Para isso, a Embratur irá investir em capacitações para os setores público e privado, além de incentivar a criação de roteiros temáticos, experiências autênticas e serviços personalizados elevando a qualificação dos destinos para o turismo internacional.
A Costa Verde será a primeira região a receber os técnicos da Embratur, no dia 9 de maio. As capacitações vão acontecer em Angra dos Reis, com três módulos temáticos: sustentabilidade no turismo, dados e inovação.
– Não temos dúvida de que o turismo é o motor da nova economia do século 21, é o que vai gerar emprego e renda. O Brasil tem um enorme potencial. Na Costa Verde, muitas cidades já vivem do turismo, e a Embratur tem o compromisso de capacitar esses municípios em termos de sustentabilidade, inovação, inteligência de dados. É isso que o programa Novas Rotas vai fazer e a gente começa por Angra, com total apoio do prefeito – destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que durante o evento ressaltou ainda que esta é a primeira vez que a agência está focada em divulgar o turismo de cidades do interior no mercado internacional.
Em sua fala durante a cerimônia, o prefeito de Angra reforçou a importância da união entre os municípios da Costa Verde para fortalecer o turismo regional.
– Quando assumimos, vimos que Angra não podia ficar isolada, precisava estar junto com as cidades vizinhas e potencializar o destino Costa Verde como um todo. Estamos montando um consórcio com esse objetivo. Já estivemos na Embratur para saber como fortalecer o nosso destino. Angra não é só mar e as belezas naturais. Temos que mostrar as pessoas, a história da nossa cidade, os roteiros precisam ser estabelecidos com essas características também – frisou o prefeito Cláudio Ferreti.
Ao final do evento, foi assinado um acordo de cooperação técnica da Embratur com a cidade de Barra do Piraí, escolhida simbolicamente por ser a anfitriã do encontro. O documento será posteriormente formalizado com os demais municípios do Sul Fluminense.
O presidente da TurisAngra, João Willy, e o secretário de Planejamento e Gestão, André Pimenta, acompanharam o prefeito de Angra no lançamento do Novas Rotas.
TURISMO EM ALTA
A iniciativa da Embratur busca aproveitar o crescente fluxo de turistas estrangeiros que têm escolhido o Brasil para suas férias. Em 2024, o país atingiu a marca histórica de 6.773.619 visitantes internacionais, um aumento de 14,6% em relação ao ano anterior, segundo dados do Ministério do Turismo, da Embratur e da Polícia Federal.
Apenas no primeiro bimestre de 2025, foram mais de 500 mil chegadas de turistas internacionais no Rio de Janeiro, um aumento de 50% na comparação com o mesmo período de 2024, segundos dados da Embratur. Os principais países de origem desses visitantes foram Argentina, Chile, Estados Unidos, Uruguai e França.
O aeroporto do Galeão recebeu 473 mil visitantes estrangeiros nos dois primeiros meses o ano. É o maior volume da história para este período desde 1977.
O Banco Central divulgou, ainda, que os viajantes de outros países deixaram nos destinos brasileiros o montante recorde de US$ 7,3 bilhões de janeiro a dezembro do ano passado. O valor supera em 6% o de 2023, até então a melhor marca do turismo internacional, quando foi registrada a entrada de US$ 6,9 bilhões.