Defesa Civil investe em informatização

Workshop voltado para técnicos irá falar sobre sistemas informatizados de monitoramento e prevenção

11 de dezembro de 2014
A Prefeitura de Angra, por meio da Defesa Civil municipal, realiza na próxima segunda-feira, dia 15, um workshop para tratar sobre "sistema para monitoramento e mitigação de desastres naturais". O sistema está sendo implantado no município pela empresa Geovoxel. Por meio da parceria, a Defesa Civil de Angra dos Reis está avaliando uma solução para evitar catástrofes e garantir a segurança dos munícipes.

- O sistema GVX é uma plataforma web "na nuvem", que integra dados capturados por instrumentos e sensores geotécnicos em um ambiente georreferenciado, permitindo a análise rápida e descentralizada dos movimentos do solo, emitindo alertas e apresentando os resultados através de mapas e gráficos dinâmicos - explicou o presidente da empresa, Louis-Martin Losier.

O secretário municipal de Defesa Civil, Marco Oliveira, também falou sobre um dos objetivos do novo mecanismo e sobre como ele irá somar ao trabalho já desempenhado pela instituição em Angra.

- A ideia do sistema é juntar os dados das ferramentas que já usamos, como pluviômetro e radar, em uma única plataforma. Assim, nossa tomada de decisão será mais rápida e precisa. No momento de crise, em que estamos salvando vidas, o tempo é precioso - frisou Marco Oliveira.

MAIS PARCEIROS

As empresas Geovoxel, Twist, Aquamet e i3focus se uniram para atender às defesas civis e à sociedade. As tecnologias das quatro empresas permitem um maior volume de dados integrados ao sistema, como, por exemplo, a integração dos instrumentos e sensores meteorológicos (como pluviômetros eletrônicos e descargas atmosféricas), modelagem atmosférica, satélites ambientais e radares meteorológicos.

Em seguida, o sistema processa essas informações e as disponibiliza na forma de mapas e gráficos dinâmicos, que podem ser acessados em qualquer dispositivo, como desktops, notebooks, tablets e smartphones. O Mint, produto desenvolvido pela Twist, é um software de integração de dados e, portanto, responsável por permitir a associação de outros tipos de informação ao GVX. Através do Mint, é facilmente integrado diferentes dados, como os da engenharia civil, e de mídias sociais, além das informações fornecidas por GPS referentes ao posicionamento de caminhões e equipes da Defesa Civil.

Informações e inscrições pelo telefone 3377-7869 ou pelo email relacoespublicasdc@angra.rj.gov.br

PROGRAMAÇÃO:

9h30 às 10h10 - Louis Martin Losier (doutor em Geotécnica Ambiental da Coppe/UFRJ),
presidente e P&D da Geovoxel
Temas: Sistema de informação geográfica e WebGis e edição de camada contextual OpenStreetMap (ferramenta ID)

10h10 às 11h - Laura de Oliveira Fernandes Moraes (mestranda em Engenharia de Sistemas e Computação - Coppe/UFRJ), diretora de P&D da Twist
Temas: Introdução ao Big Data e integração de dados no contexto de prevenção de desastres naturais

11h às 11h40 - Fábio Hochleitner (doutorando em Engenharia Civil - Coppe/UFRJ)
CEO da Aquamet
Temas: Introdução a meteorologia e eventos meteorológicos extremos e alerta meteorológico operacional

11h40 às 12h20
Jether Rodrigues do Nascimento (MBA em Tecnologia da Informação - Unisal), CEO da i3focus
Temas: Noções básicas de geoprocessamento (exemplo com Qgis e Postgis) e servidor de mapa (Geoserver)

14h às 14h40 - Wilson Soares Junior (Engenheiro civil - UFPR)
Sócio-gerente da G5 Engenharia e G5 Instrumentos Geotécnicos (agente da Geokon, BDI, Sigicom e TPH no Brasil)
Temas: Instrumentação geotécnica e estudo de casos

14h40 - mesa-redonda

16h - Coquetel