Professores capacitados em energia nuclear

Formatura reuniu cerca de 120 pessoas no Espaço Eletronuclear

11 de dezembro de 2013
Os secretários de Defesa Civil, Marco Oliveira, e de Educação, Neiróbis Nagae, participaram da diplomação dos formandos do curso de capacitação na proteção da comunidade e em energia nuclear. A cerimônia de formatura aconteceu na quarta-feira, dia 4. Vinte e dois professores da rede pública da cidade receberam o diploma de conclusão do curso. O evento aconteceu no Espaço Cultural Eletrobras Eletronuclear em Angra e reuniu cerca de 120 pessoas.

Para o secretário Marco Oliveira, trabalhar com os professores significa atingir boa parte da sociedade de Angra dos Reis.

- Como educadores, eles são multiplicadores de informação. É fundamental que todos tenham consciência do que é energia nuclear e de que forma atuamos na prevenção e na resposta a um acidente - frisou o secretário de Defesa Civil.

Para o formando Felipe Melo, que é professor na Escola Municipal Professora Adelaide Figueira, o curso o ajudou a entender mais sobre a matriz energética brasileira e também sobre a importância de se criar planos de emergência locais.

- Sem dúvida, essa formação ajudou todos nós professores a entendermos mais sobre a segurança das usinas. Assim como a central nuclear tem o seu plano, nós docentes também temos que elaborar um plano de emergência para as nossas escolas, ainda mais nessa região, que sofre muito com enchentes e deslizamentos de terra - destaca.

Durante as aulas, os professores aprenderam, sobre o plano de emergência da central nuclear, defesa civil, riscos regionais, aplicação da energia nuclear e o funcionamento de uma usina nuclear.

De acordo com a professora Marta de Almeida, da Escola Municipal Frei Bernardo, as aulas do curso foram muito bem ministradas.

- Todos os profissionais que ficaram responsáveis por nos ensinar têm uma linguagem clara, o que facilitou o nosso entendimento. Além disso, eles foram muito pacientes, porque nós sempre fazíamos diversas perguntas - ressalta.

FORMATURA EM PARATY

O curso, que começou em agosto, é uma iniciativa do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron) e foi promovido pela equipe de Comunicação do Plano de Emergência Nuclear, formada por profissionais da Eletronuclear, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), e das Defesas Civis Estadual e Municipais de Angra e Paraty, em parceria com as secretarias de Educação dos dois municípios.

Participaram da cerimônia o supervisor da Coordenação de Responsabilidade Socioambiental e Comunicação da Eletronuclear, Celso Badaró; o coordenador Geral de Reatores e Ciclo do Combustível da Cnen, Alexandre Gromann; o coordenador do Sipron, capitão-de-mar-e-guerra Ciro Barbosa; o coordenador adjunto do Centro de Coordenação e Controle em Emergências Nucleares(CCCEN), major Marcos Vinicius de Castro; além dos secretários de Educação e Defesa Civil de Angra dos Reis, Neirobis Nagae e Marco Oliveira, respectivamente.