Prefeitura promove debate sobre segurança na Ilha Grande

Abraão poderá ter local para registro de ocorrências

11 de novembro de 2014
A pedido dos moradores e dos comerciantes locais, a Prefeitura de Angra dos Reis promoveu na semana passada, um debate na Vila do Abraão, na Ilha Grande, para discutir a segurança pública na região. A reunião foi intermediada pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), com a participação da subprefeitura local. Na ocasião, a comunidade pôde interagir diretamente com as autoridades de segurança da cidade e fazer denúncias de forma anônima, além de detalhar os problemas da região. Participaram do encontro, a delegada da Polícia Federal, Gladys Miranda, o delegado da Polícia Civil, Francisco Benitez, o Comandante do 33º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-coronel Wagner Moretzsohn, o subsecretário de Segurança Pública de Angra, Alexandre Klippel, o subprefeito da Ilha Grande, Ivan Marcelo Neves e o policial civil e vereador pelo Rio de Janeiro, Edson Zanata.

O principal problema relatado foi o consumo de drogas na comunidade, que estimula o tráfico. Outra reclamação é sobre o grande número de estrangeiros trabalhando ilegalmente na Ilha Grande, em especial na Vila do Abraão. Também foi demonstrada certa preocupação sobre a ocupação irregular dos morros na localidade.

O subsecretário de Segurança Pública do município, Alexandre Klippel, aproveitou para informar à comunidade sobre o recente encontro que teve, acompanhado de vereadores, com o secretário de Estado de Segurança Pública, José Mariano Beltrame. Na ocasião foi solicitado um aumento no efetivo policial da Ilha Grande, que conta hoje com apenas quatro policiais. Segundo ele, houve um compromisso de Beltrame com o aumento do número de policiais de toda a cidade.

- Por causa da boa interlocução da prefeita com o Governo do Estado, temos encaminhado esses pedidos e, em geral, sendo atendidos. Já tivemos o reordenamento do policiamento na cidade e outras ações conjuntas como as rondas escolares. A ação do GGIM, neste sentido, aproxima as polícias e nos ajuda a enfrentar os desafios da segurança pública - explicou Klippel.

Para atender a um antigo pleito da comunidade, o delegado Francisco Benitez, da 166ª Delegacia de Polícia de Angra, informou que breve será possível fazer os registros de ocorrências no Posto Policial da Vila do Abraão, que estará integrado ao sistema da Delegacia Legal. A reforma da delegacia de Angra foi conquistada no ano passado pela prefeita de Angra, Conceição Rabha, e deve ser concluída ainda este ano. Atualmente os registros estão sendo feitos numa unidade provisória na Praia do Anil.

Para o subprefeito da Ilha Grande, Ivan Neves, o encontro foi positivo. Ele informou ainda que está preparando um relatório para o Ministério do Trabalho e a Receita Federal, detalhando vários problemas encontrados na Ilha e pedindo melhor atuação destes órgãos na Ilha Grande.

- É importante a presença dos representantes das polícias aqui na Ilha porque recebemos muitos visitantes e precisamos de uma ação conjunta e dessa aproximação com a comunidade. O objetivo de todos nós é termos uma alta temporada com o menor índice de incidentes possível - avaliou Ivan.

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), foi criado pela Prefeitura de Angra dos Reis para integrar os organismos de segurança em âmbito municipal e programar ações conjuntas.