VER-SUS: estudantes conhecem a rede pública de saúde

Foram 11 dias de vivência, onde os participantes puderam se aprofundar no dia a dia do Sistema Único de Saúde

11 de agosto de 2015
Chegou ao fim, na última quinta-feira, 6, o período de vivência do VER-SUS na rede pública de saúde em Angra dos Reis. Durante o período na cidade, os estudantes da área de saúde visitaram diversas unidades locais. Foram 11 dias de vivência, em que os participantes puderam conhecer e se aprofundar no dia a dia do Sistema Único de Saúde. Nesse período, foram visitadas diversas unidades, como UBS Balneário, ESF do Camorim, UPA, Policlínica, SPA da Vila do Abraão, Hospital Geral da Japuíba, Hemonúcleo, programa Mais Médicos do Parque Mambucaba, Santa Casa, programa Melhor em Casa e Consultório de Rua, ESF Bracuí e Quilombo de Santa Rita do Bracuí. Também houve rodas de debates, promovidas pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Angra. A despedida conjunta da turma foi realizada no auditório do Hospital Geral da Japuíba.

Hugo Vilela, que representou a Secretária de Saúde e acompanhou diariamente os estudantes, falou sobre a importância deste projeto para os participantes e para o município.

- A experiência foi bastante enriquecedora para os estudantes e para os profissionais de saúde das unidades, tanto que pretendemos realizar outras vivências ao longo do ano. A proposta do VER-SUS é fazer com que os estudantes possam sair daqui com uma visão completa do funcionamento da nossa rede, para que, a partir disso, eles se tornem profissionais que compreendam o SUS e atuem nele depois de formados. Os estudantes conheceram diversas unidades da nossa rede e apontaram uma série de ações positivas que vem sendo implementadas pela Secretaria de Saúde - afirma Hugo Vilela.

O VER-SUS é um programa do Ministério da Saúde, em convênio com a Rede Unida e a União Nacional dos Estudantes (UNE), que tem como proposta promover uma ampla reflexão sobre as práticas utilizadas pelo SUS nas unidades de saúde, de modo a fazer com que futuros profissionais compreendam como se dá a aplicação dos serviços oferecidos aos usuários do SUS e possam obter um outro olhar para o atendimento na rede pública de saúde.