Conceição tem agenda com ministros em busca de investimentos

Prefeita de Angra esteve com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e tratou de obras de encostas, infraestrutura e mobilidade

11 de março de 2015
A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, teve uma extensa agenda de encontros com ministros e representantes do Governo federal na última semana. Primeiro em Brasília e depois em Campos do Jordão/SP, Conceição esteve com os ministros da secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha; do Trabalho, Manoel Dias; e das Cidades, Gilberto Kassab. Em todos os encontros a pauta foi a mesma: a conquista de investimentos em obras e projetos importantes para a cidade.

- Essas agendas são importantíssimas para renovar o interesse do município nas parcerias com o Governo federal. A presidenta Dilma já disse que Angra é uma das cidades prioritárias para investimentos na região e nós estamos dando rapidez à apresentação de bons projetos para a captação de recursos. São obras importantes de saneamento, contenção de encostas e infraestrutura que a Prefeitura sozinha não tem condições de realizar. Por isso a importância das parcerias e convênios - explica a prefeita Conceição.

Em Brasília, o primeiro compromisso da prefeita foi no Ministério do Planejamento. A reunião foi agendada pelo deputado federal Luiz Sérgio, que participou do encontro. Em pauta, a liberação de R$ 35 milhões para mais de uma dezena de obras de contenção de encostas no Centro da cidade e Japuíba. Esses projetos estão em análise no Ministério desde o ano passado e estão bastante adiantados. A troca de informações entre Angra e os técnicos do Governo federal tem sido constante e a expectativa é que os recursos sejam liberados ainda neste semestre. Para a prefeita, essas obras são prioritárias, pela necessidade de prevenir incidentes graves como deslizamentos e remoção de moradias.

As obras de contenção já estão detalhadas e fazem parte de um outro convênio, também custeado pelo Governo federal, prevendo a elaboração de 29 projetos executivos para contenções, além das regiões iniciais, para bairros como Frade, Jacuecanga, Itanema e Campo Belo.

Após o encontro sobre as encostas, a prefeita esteve com o ministro do Trabalho, Manoel Dias. Desta vez estava acompanhada do presidente da Câmara Municipal de Angra dos Reis, Marco Aurélio Vargas, do vereador Chapinha do Sindicato e do deputado federal Marcelo Mattos. O grupo discutiu com Manoel Dias, temas relacionados à empregabilidade no município, especialmente sobre o setor naval. Há alguns dias, os mesmos vereadores e a prefeita haviam debatido o assunto com a direção do grupo Keppel Fels, em Angra.

- A posição do ministro Manoel Dias é a mesma da presidenta Dilma. Ambos creem na recuperação da Petrobras. O ministro ouviu as preocupações da cidade e se comprometeu a buscar informações sobre a situação do Brasfels com a própria direção da Petrobras e com o presidente do Senado, Renan Calheiros. Claro que, além da situação de Angra, a manutenção das atividades do setor naval brasileiro interessam a todo o país - defende a prefeita Conceição.

Finalizando a agenda em Brasília, os representantes do legislativo angrense e a prefeita Conceição estiveram ainda com o ministro da secretaria nacional de Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha, e receberam uma boa notícia. Confirmando o encontro que teve na SAC em dezembro do ano passado, a prefeita ouviu novamente, desta vez do próprio ministro, a certeza de que a ampliação do aeroporto de Angra, na Japuíba, é prioridade para o Governo federal no Estado do Rio. Neste momento a SAC finaliza informações técnicas para licitar essa obra ainda no primeiro semestre. A expectativa do próprio ministro Eliseu Padilha é anunciar a efetiva contratação das intervenções ainda este ano. Ele gravou inclusive um vídeo com o grupo de Angra, anunciando essa disposição.

- O ministro Eliseu reforçou o compromisso do ex-ministro Moreira Franco e da própria presidenta Dilma. O aeroporto de Angra é prioridade e tem uma importância fundamental para o desenvolvimento da economia regional. Estamos nessa luta há muitos anos e tenho certeza de que conseguiremos, finalmente, esse investimento para a cidade - acredita a prefeita Conceição.

Para os vereadores que acompanharam as reuniões em Brasília, a receptividade e a atenção dos ministros aos pleitos de Angra dos Reis é notória. A prefeita Conceição tem amplo apoio na capital federal e é sempre bem recebida nos Ministérios. Por isso os pleitos de Angra em várias áreas estão tendo andamento e análises adequadas. Em relação ao aeroporto, o vereador Marco Aurélio, presidente da Câmara Municipal, disse que a união do Legislativo com o Executivo, será fundamental para o desenvolvimento da cidade.

-Esse é o nosso papel: fazer discussões otimistas para Angra e a prefeita Conceição Rabha está ao nosso lado, buscando investimentos para a cidade - afirmou Marco Aurélio.

PREFEITA TEM ENCONTRO COM O MINISTRO KASSAB

Na sexta-feira, 6, a prefeita de Angra dos Reis foi ao encontro do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, na cidade de Campos do Jordão (SP), onde ele receberia também outros prefeitos do interior paulista. O encontro foi agendado pela assessoria do ministro e a prefeita fez questão de ir à cidade, tendo sido esta a primeira vez que ambos encontraram-se.

- Fui a Campos do Jordão porque o interesse é nosso. O ministro Kassab foi atencioso e me recebeu em audiência privada. Ele já sabia de todos os pleitos de Angra que tramitam no Ministério e prometeu rapidez na análise e liberação. O mais importante deles é do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e refere-se ao saneamento da região de Mambucaba - explicou a prefeita.

A liberação dos R$ 39 milhões previstos para obras de saneamento em Mambucaba estava prevista para o ano passado mas não foi concretizada. O pleito está mantido e os projetos apresentados ao Ministério em tramitação. A prefeita pediu apoio aos deputados federais do Rio de Janeiro em favor da liberação dos recursos. O deputado federal Luiz Sérgio também já cobrou o ministro Kassab em favor do mesmo investimento.

O ministro e a prefeita conversaram ainda sobre outros investimentos que o Ministério pode dispor à cidade nas áreas de infraestrutura e mobilidade, em especial na urbanização de vias. Kassab lembrou a prefeita da urgência da aprovação do Plano de Mobilidade Urbana da cidade, hoje em elaboração sob a coordenação da secretaria municipal de Meio Ambiente. A aprovação do Plano permitirá à cidade, ainda mais acesso a recursos federais. Conceição e Kassab terão novo encontro no mês que vem, desse vez em Brasília, quando a Prefeitura de Angra apresentará projetos específicos para os temas tratados.

Obs.:
Para ver o vídeo com as declarações do ministro Eliseu Padilha acesse www.youtube.com/prefeituradeangra

Com informações da secretaria de comunicação da Câmara Municipal de Angra dos Reis
https://www.youtube.com/watch?v=tO0J42LPZ3o