Prefeito em exercício reúne-se com bancos
Prefeitura cobrou das agências melhoria no atendimento ao público
11 de janeiro de 2016
O prefeito em exercício Leandro Silva reuniu-se na manhã de segunda-feira, dia 11, com representantes de bancos que possuem agências em Angra dos Reis. A pauta do encontro foi a qualidade do atendimento ao público, que no fim de 2015 e início deste mês apresentou problemas, como grandes filas nas agências do Centro.
– A ideia da Prefeitura é resolver essas questões por meio do diálogo, mesmo todos sabendo que há leis municipais em vigor que tratam do assunto – afirmou Leandro Silva.
Todos os profissionais do setor bancário ressaltaram que os festejos do fim do ano e o mês de janeiro, tradicionalmente, são um período em que há grande aumento do fluxo de clientes nas agências. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, abre os caixas a partir das 9h nos cinco primeiros dias de cada mês e após os feriados, para as pessoas idosas. O Bradesco tem um horário diferenciado para os aposentados: funciona a partir das 8h, nos seis primeiros dias úteis de cada mês.
Apesar de ser direito de qualquer cidadão utilizar o serviço no caixa, com um funcionário do banco, muitas das tarefas podem ser executadas nos caixas eletrônicos (inclusive depois do horário normal do banco e aos sábados e domingos), por meio de telefone e também pela internet, lembraram os representantes. O consenso entre eles é que há uma “questão cultural” no país, já que muitos preferem não aproveitar essas facilidades.
Algumas das leis municipais que versam sobre atendimento bancário em Angra dos Reis são as seguintes:
Lei 1.038, de 2001: define o horário do atendimento, das 9h às 16h.
Lei 800, de 1998: estipula o tempo máximo de atendimento em até 30 minutos (em dias normais) e até 45 minutos (em vésperas de feriados e no regresso de feriados prolongados).
Lei 232, de 1992: estabelece atendimento prioritário para pessoas com mais de 65 anos de idade, gestantes, pessoas com deficiência física, mães com crianças ao colo e para doentes.
– A ideia da Prefeitura é resolver essas questões por meio do diálogo, mesmo todos sabendo que há leis municipais em vigor que tratam do assunto – afirmou Leandro Silva.
Todos os profissionais do setor bancário ressaltaram que os festejos do fim do ano e o mês de janeiro, tradicionalmente, são um período em que há grande aumento do fluxo de clientes nas agências. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, abre os caixas a partir das 9h nos cinco primeiros dias de cada mês e após os feriados, para as pessoas idosas. O Bradesco tem um horário diferenciado para os aposentados: funciona a partir das 8h, nos seis primeiros dias úteis de cada mês.
Apesar de ser direito de qualquer cidadão utilizar o serviço no caixa, com um funcionário do banco, muitas das tarefas podem ser executadas nos caixas eletrônicos (inclusive depois do horário normal do banco e aos sábados e domingos), por meio de telefone e também pela internet, lembraram os representantes. O consenso entre eles é que há uma “questão cultural” no país, já que muitos preferem não aproveitar essas facilidades.
Algumas das leis municipais que versam sobre atendimento bancário em Angra dos Reis são as seguintes:
Lei 1.038, de 2001: define o horário do atendimento, das 9h às 16h.
Lei 800, de 1998: estipula o tempo máximo de atendimento em até 30 minutos (em dias normais) e até 45 minutos (em vésperas de feriados e no regresso de feriados prolongados).
Lei 232, de 1992: estabelece atendimento prioritário para pessoas com mais de 65 anos de idade, gestantes, pessoas com deficiência física, mães com crianças ao colo e para doentes.