UFF e Defesa Civil fecham parceria

Informações sobre vistorias serão catalogadas por professores e estudantes da instituição

10 de dezembro de 2015
Atualmente, a Defesa Civil de Angra dos Reis armazena a documentação referente à vistoria em pastas físicas e digitais. Entretanto, não existe uma relação entre aquele determinado ocorrido com as chuvas daquele instante, por exemplo. Não existe também uma estatística por bairro ou época do ano. Para tanto, uma parceria com a Universidade Federal Fluminense visa enriquecer ainda mais o banco de dados da instituição.

A última reunião técnica entre Defesa Civil e UFF aconteceu na última sexta-feira, dia 4, na sede da instituição, no São Bento. Esse inventário tem o intuito de gerar uma curva que associe o volume de chuva aos deslizamentos ocorridos no município.

– Esse é um dos projetos da Defesa Civil que, no futuro, irá trazer para o município a contribuição com a otimização dos trabalhos relacionados à remoção da população em eventos de crise – avaliou o secretário da pasta, Marco Oliveira.

O engenheiro Pedro França Magalhães, representante da Defesa Civil nas reuniões da criação do inventário, explica que esse trabalho é técnico e científico, e que a previsão de conclusão é de um ou dois anos.

– Fazer a diferença não é fácil. Por isso que os técnicos já trabalham nesse projeto há mais de um ano. Acreditamos que dentro dos próximos anos teremos um sistema de alerta cada vez melhor para o município de Angra dos Reis. Contamos com empenho da equipe da Defesa Civil, que tem buscado cada vez mais o conhecimento para a melhoria dos registros de chuvas de ocorrência, e a construção de um procedimento técnico sólido, que dê suporte para as nossas ações de redução de risco – frisou o engenheiro.

Participaram da reunião, além de Pedro França Magalhães, o gerente de Engenharia, Fábio Júnior Pires, e o representante da UFF, o professor Anderson Mululo Sato.