Eleições do Conselho de Turismo foram remarcadas

Trade irá às urnas no dia 18 de março

10 de dezembro de 2013
Em reunião realizada nesta segunda-feira, 9, a Comissão Eleitoral do Conselho Municipal do Turismo de Angra dos Reis (CMT) decidiu transferir a data das eleições do conselho, que seriam realizadas nesta quarta, 11 de dezembro, para o dia 18 de março do próximo ano. O motivo da transferência foi um pedido dos próprios empresários, que alegaram que a data, acordada pela comissão eleitoral, coincidia com o desembarque de transatlânticos, no Centro e no Abraão.

Além disso, os empresário informaram que precisariam de mais tempo para se mobilizar. Nesta nova data, já comunicada a representantes de classe e à presidência do Conventions & Visitors Bureau do município - que não se opuseram à mudança - não há previsão de desembarque de navios.

Por conta da mudança também foram prorrogadas as inscrições para quem quiser participar destas eleições para até três dias úteis antes do pleito, ou seja, para 13 de março de 2014, obedecendo às regras acordadas pela comissão eleitoral. As mudanças serão publicadas no Boletim Oficial do Município.

EXTENSÃO DO MANDATO DOS CONSELHEIROS

Também será publicado um decreto estendendo o mandato do atual Conselho Municipal de Turismo até a data de publicação da posse dos novos conselheiros. Vale destacar que os membros do CMT não recebem remuneração para desempenhar esta atividade e que as reuniões acontecem sempre na terceira quarta-feira de cada mês.

O Conselho Municipal de Turismo é formado por 22 setoriais mais a presidência, sendo que 9 destas cadeiras são indicadas por entidades como o Angra Conventions & Visitour Bureau, TurisAngra (com duas cadeiras), Cultuar, Inea, Câmara Municipal e as secretarias de Atividades Econômicas, de Governo e de Meio Ambiente. As câmaras setoriais, ocupadas por membros da iniciativa privada e que passarão por processo de eleição, são as seguintes: Comércio; Patrimônio Histórico e Cultura; Hotéis e Resorts; Pousadas, Campings e Albergues; Guias de Turismo; Ilha Grande; Bares e Restaurantes; Mergulho e Turismo Subaquático; Artesanato; Entretenimento e Lazer; Agências e Operadoras de Turismo; Estudantes de Turismo; e Meio Ambiente. Por lei, a Presidência do Conselho Municipal de Turismo é ocupada pelo presidente da TurisAngra.

Vale destacar que cada setorial terá três membros (presidente, 1º suplente e 2º suplente), cuja ordem e cargo serão determinados pelo número de votos que cada candidato receber.

Cada empresa ligada às áreas relativas às setoriais terá direito a um voto, que poderá ser exercido pelo proprietário, sócio ou gerente que apresente uma procuração. O formulário de participação da eleição deverá ser preenchido no próprio dia da eleição e ele será avaliado pela comissão eleitoral.

ATENÇÃO PARA AS REGRAS DA ELEIÇÃO DO CONSELHO

 A candidatura poderá ser realizada até três dias antes da eleição;

 Cada empresa terá direito a um voto, podendo ser do proprietário ou gerente (o gerente deverá ter uma carta de procuração);

 Poderá fazer parte das câmaras o candidato que expuser e comprovar sua ligação/vínculo naquela determinada área;

 A cadeira da Ilha Grande e Convention e Visitors Bureau será ocupada pelo representante que os participantes escolherem;

 O Convention deverá indicar dois de seus membros para o conselho;

 O convite com as regras, para participar da eleição, será enviado para os representantes das câmaras;

 Só poderá participar do Conselho o representante que estiver no exercício regular de suas funções;

 A comissão do conselho decidirá quando um dos seus membros poderá fazer parte da 2ª Câmara;

 O formulário de participação será preenchido no dia da eleição, devendo constar de qual câmara faz parte (ficando sujeito à aprovação pela comissão eleitoral);

 O voto será aberto, com cédula nominal;

 Cada câmara setorial deverá ter, no mínimo, três candidatos;

 O candidato mais votado será o titular, o 2º mais votado será o 1º suplente e o 3º mais votado será o 2º suplente;

 A eleição será realizada no dia 18 de março de 2014, às 13h.