Cais de Conceição de Jacareí terá ordenamento e controle

Primeiro objetivo dos municípios de Angra e Mangaratiba é controlar acessos à Vila do Abraão, na Ilha Grande

10 de novembro de 2015
Os municípios de Angra dos Reis e Mangaratiba iniciaram, neste mês, uma ação integrada envolvendo a Fundação de Turismo (TurisAngra) e a Secretaria Municipal de Turismo da cidade vizinha, visando ordenar as atividades turísticas que são realizadas no cais de Conceição de Jacareí e atraem turistas que buscam produtos e serviços na Ilha Grande. O movimento, oriundo de Jacareí para a Vila do Abraão, é alvo de queixas de moradores e empreendedores de turismo da ilha. Na semana passada, o presidente da TurisAngra, Klauber Valente, e o secretário municipal de Turismo de Mangaratiba, Roberto Monsores, realizaram uma vistoria no cais para observar detalhes sobre como acontece a atividade turística no local. O número de saídas em direção à ilha é considerado excessivo pela Fundação de Turismo de Angra.

A integração dos dois municípios visa estreitar a parceria para a realização de ações operacionais e de fiscalização na alta temporada 2015/16, para ordenar e qualificar as atividades turísticas em Conceição de Jacareí. A principal expectativa dos dois gestores é ordenar o translado marítimo entre o distrito mangaratibense e a Ilha Grande, por meio da intensificação da fiscalização e de ações de ordenamento permanentes.

O controle e o ordenamento dos translados para a Ilha Grande, a partir do cais de Jacareí, é uma demanda dos empresários da Vila do Abraão, que pedem controle sobre as empresas que operam essa atividade. A proposta apresentada por Klauber Valente a Monsores, em reunião realizada no final de outubro, é de que se estabeleça limite de horários e fiscalização do cumprimento desses limites nos cais dos dois destinos.

Para Valente, a parceria com Mangaratiba dá indicativos de interesses dos dois municípios em reduzir a pressão do turismo predatório sobre a Ilha Grande e qualificar os serviços que são prestados aos turistas.

— O número de visitantes para a Ilha Grande vindos de Jacareí está excessivo e, até o momento, sem nenhum tipo de controle. Vamos dialogar com os empresários para haver não apenas limitação de horários, mas controle do desembarque de passageiros na Estação Abraão. Essa parceria com Mangaratiba nos permitirá um novo nível de relacionamento entre os dois municípios, tanto na qualificação de serviços prestados, quanto no ordenamento do turismo na Ilha Grande – disse Klauber Valente, presidente da TurisAngra.

Na próxima semana, os dois secretários de turismo agendam encontro com os empresários envolvidos na operação em Jacareí e com os proprietários das agências de turismo que comercializam produtos da Ilha Grande em Mangaratiba, para iniciar as ações de ordenamento. Klauber Valente e Roberto Monsores não descartam solicitar apoio do governo do estado para garantir a eficiência das ações.