Em Angra, é tempo de teatro

11ª edição da Festa Internacional de Teatro de Angra vai até o fim do mês

10 de novembro de 2014
Até o próximo dia 23 de novembro, Angra dos Reis vai respirar teatro. Desde a última sexta-feira, 7, acontece na cidade a 11ª edição da Festa Internacional de Teatro de Angra (Fita), com dezenas de espetáculos nacionais, internacionais, infantis e para adultos. Este ano o evento homenageia o ator, diretor e roteirista Domingos de Oliveira. A Fita conta com apoio da Prefeitura de Angra dos Reis.

A abertura do evento contou com a presença dos organizadores, patrocinadores e do presidente da Fundação Cultural de Angra (Cultuar), Délcio José Bernardo, que representou a prefeita Conceição Rabha. O curador da festa, jornalista João Carlos Rabello, agradeceu às parcerias que, ano após ano, tem assegurado a realização e o sucesso da Festa. Uma fita amarela foi cortada por todos, abrindo o evento, cujo espetáculo de estréia foi a peça “Conselho de Classe“, celebrada pela crítica carioca e encenada pela Cia. dos Atores.

A Festa de teatro de Angra acontece numa tenda montada na Praia do Anil, no Centro, com cerca de 1.500 lugares. Todas as peças, em geral, têm lotação esgotada, o que impressiona os estreantes no evento, caso da Cia. dos Atores que admitiu ser este o seu maior público desde que o grupo foi criado. O espetáculo “Conselho de Classe“ fez uma abordagem realista do ambiente escolar. No sábado e no domingo, os espetáculos continuaram, atraindo público bem grande.

Para o presidente da Fundação Cultuar, a Festa Internacional de Teatro de Angra, além de aproximar o público angrense do universo do teatro, também revitaliza a atividade cultural na cidade e promove encontros.

- A cultura revitaliza vidas e a Fita é mais um momento de revitalizar encontros, amizades e partilhar saberes. Para nós é uma alegria muito grande ter a Fita proporcionando isso para nossa população - declarou Délcio Bernardo.

Na primeira noite do evento, o público se identificou com as situações apresentadas no ambiente escolar proposto pelo espetáculo.

- Em muitos momentos me senti na escola em que trabalho. Gostei muito. As cenas são muito parecidas com o que vivemos nas escolas públicas - relatou a professora Ana Machado, que assistiu ao espetáculo com a família.

Para saber mais sobre a festa e ver a programação completa do evento, acesse www.fita.art.br