Santa Casa de Angra completa 179 anos

Desde 2013 a unidade vem recebendo melhorias. Pronto Atendimento Obstétrico será inaugurado nesta terça

10 de julho de 2015
A Santa Casa de Angra dos Reis completou na última quinta-feira, dia 2, 179 anos de importantes serviços prestados à população angrense e aos pacientes dos municípios vizinhos. Nos últimos dois anos, a unidade hospitalar, que está sob intervenção da Prefeitura de Angra, vem recebendo diversas melhorias, para que o cidadão continue com excelência nos serviços prestados. Na próxima terça-feira, 14, a direção da Santa Casa irá inaugurar o Pronto Atendimento Obstétrico, para oferecer maior qualidade e humanização no atendimento às gestantes. Uma missa pela passagem dos 179 anos da unidade será celebrada na capela da Santa Casa, às 16h. O Pronto Atendimento Obstétrico funcionará em regime de plantão permanente (24 horas), sete dias por semana, com equipes especializadas.

Quando, em janeiro de 2013, a médica Maricelma Datore assumiu o comando da Santa Casa, o local sofreu um verdadeiro choque de gestão, priorizando a humanização, valorização dos profissionais e melhorias na estrutura física da centenária instituição.

- Atendemos toda a demanda da cidade de Angra dos Reis e também municípios vizinhos, como Paraty, Mangaratiba e Rio Claro, tanto para o SUS como para convênios de saúde e particular. Com a abertura do Hospital Geral da Japuíba e a mudança de local do Pronto Socorro Municipal, foi possível a implantação de melhorias na infraestrutura da Santa Casa, como reforma das enfermarias masculina e feminina, centro obstétrico e CTI adulto. Promovemos também a implantação do sistema de identificação digital dos visitantes e também a reforma do refeitório da unidade - destacou Maricelma, ressaltando algumas das ações de sua gestão.

Os números dão uma ideia da importância da unidade de saúde. No ano de 2013, foram realizados, no ambulatório, 202.215 atendimentos. Internações foram 8.543, inclusive de municípios vizinhos. Somados a Angra dos Reis, a população abrangida pelo atendimento da Santa Casa é de aproximadamente 260 mil pessoas.

- Todos os angrenses têm um enorme carinho e cuidado com a Santa Casa. Por muito anos esta unidade sustentou a saúde da cidade. A promoção de investimentos é um passo que damos na continuação da melhoria e da boa prestação de serviços de saúde aos cidadãos. Empregamos o dinheiro público de forma consciente e mudando a cara da política, fazendo uma gestão comprometida com a população - disse a prefeita Conceição Rabha.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, também enfatizou a importância histórica da Santa Casa e reafirmou o compromisso de investimentos para o contínuo crescimento da unidade.

- A Santa Casa tem um valor histórico em toda a região, sendo referência em maternidade. A nossa gestão continuará a empenhar esforços para que a unidade continue oferecendo serviços de ponta para os cidadãos e com isso promova uma saúde de qualidade. Em breve entregaremos o Centro Oncológico da Costa Verde, que atenderá as demandas da região e de cidades da Baixada Fluminense, o que dará conforto aos pacientes locais, que poderão realizar o seu tratamento em Angra dos Reis, evitando longas viagens. Nossa gestão preconiza a assistência de máxima qualidade ao usuário e estamos promovendo isso - falou Rodrigo.

O setor de oncologia que será instalado na Santa Casa irá incluir quimioterapia, sala para manipulação de medicamentos, farmácia oncológica e enfermarias. Tudo para que o tratamento seja totalmente feito em Angra. Enquanto a oncologia clínica ficará na Santa Casa, a oncologia cirúrgica deverá funcionar no Hospital da Japuíba. A prefeitura terá custo zero pela implantação dos serviços, e o atendimento será gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os serviços médicos serão feitos pelo Hospital Jardim Amália (Hinja), de Volta Redonda, que possui mais de 40 anos de tradição e serviços prestados na área de saúde. Atualmente, seu setor de oncologia possui mais de 700 pacientes cadastrados, de vários municípios da região, recebendo atendimento especializado. O hospital continua a investir no setor e, em agosto deste ano, a oncologia do Hinja foi contemplada com serviço de radioterapia.