Preparativos para Procissão Marítima 2013
Com parcerias, o evento, que marca os 35 anos de festa no mar, vai ter uma homenagem especial

Faltando pouco mais de sete meses para a realização da Procissão Marítima 2013, aFundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) já iniciou os preparativos para que a edição que marca os 35 anos da festa seja uma das melhores dos últimos anos. Na quarta-feira, 9, o presidente da TurisAngra, Hique Carloni, recebeu uma comissão da Associação dos Organizadores de Barcos da Procissão Marítima de Angra dos Reis (AOBPMAR) para iniciar o trabalho de planejamento do evento.
A TurisAngra conseguiu aprovar o Réveillon e a procissão na Lei Rouanet e agora vai partir para a captação de recursos em parceria com a AOBPMAR. De acordo com Hique Carloni, essa fase do projeto é muito importante, pois caso as cotas de patrocínio sejam comercializadas junto à iniciativa privada, será possível fazer melhorias nos eventos e reduzir os gastos da prefeitura com os mesmos.
- Temos algumas propostas, como melhorar a premiação dada às embarcações participantes e incentivar a volta do quesito Originalidade, que há alguns anos deixou de existir. Mas tudo isso depende da captação de recursos - disse Hique para João Willy, Caio Seixas e Tony Miguel, os representantes da AOBPMAR presentes à reunião.
Outra preocupação da TurisAngra é com a divulgação do evento, que este ano deve começar com bastante antecedência. Carloni propôs a montagem de um quiosque exclusivo da procissão em um grande shopping da cidade, onde seria feita a divulgação das “galeras” que participam do evento, a exemplo do acontece com os trios elétricos no carnaval de Salvador. Este ano o material promocional da festa deverá ser exclusivo, trazendo o regulamento da procissão e os postos de inscrição.
A segurança dos participantes do evento também foi discutida durante o encontro. Existe a proposta para que todas as embarcações tenham ao menos um salva-vidas a bordo para auxiliar os barcos de apoio em caso de acidente. A ideia será levada para a Capitania dos Portos, em reunião que deve acontecer na semana que vem.
Procissão 2013 vai homenagear José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, criador do evento
Os representantes da AOBPMAR gostaram das propostas da TurisAngra para a procissão do próximo ano. Segundo João Willy, as ideias vão ao encontro aos anseios dos membros da associação, que estão trabalhando para fortalecer o evento. Uma das propostas apresentadas por eles foi a realização de uma homenagem ao criador da festa no mar.
- No ano que vem a Procissão Marítima completa 35 anos de existência, e nada mais justo do que homenagear o idealizador do evento que se tornou marca registrada da nossa cidade. Ficamos radiantes com a presença do Boni na procissão deste ano e acreditamos que ele ficará feliz com a ideia – disse João Willy.
À noite, o presidente da TurisAngra participou de uma reunião com os membros daAOBPMAR no plenário da Câmara Municipal, onde levou aos presentes todas as ideias discutidas com a comissão da associação na parte da tarde. Durante o evento também foi dada a informação de que a associação vai receber o Título de Utilidade Pública do Poder Legislativo nos próximos dias.