Exposição da Festa do Divino de Angra dos Reis
Abertura no dia 14, às 19h, na Casa Larangeira

Na segunda-feira, 14, a prefeitura, através da Fundação Cultural de Angra dos Reis (Cultuar), abre os festejos da Festa do Divino 2012 inaugurando a exposição “O Pombo e o Divino”, que ficará à disposição da população, turistas e amantes dos festejos até o dia 30 de maio, das 9h às 18h. A abertura da exposição será no dia 14, às 19h.
A Cultuar está caprichando nos detalhes da exposição, que está tendo como curadores os servidores da fundação, principalmente a Gerência de Assuntos Religiosos.
Emblemas com diferentes símbolos do Divino Espírito Santo; oratórios, bandeiras diversas, com destaque para uma relíquia do início do século XX, que era conduzida pelos festeiros; bandeiras da década de 1990 e para a bandeira esmolar do Divino.
Também se destacam na exposição belas imagens do Divino Espírito Santo, de diversas famílias angrenses; paramentos utilizados na festa. Além de lembranças, vídeos e cartazes de antigas festas.
A parte religiosa começa no dia 18, com novena na igreja mMatriz, às 19h30 e entrega das bandeiras do Divino para as comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
Acontecerão missas de 19 a 27 de maio na igreja Matriz. Uma das partes mais bonitas da festa é a chegada do Menino Imperador ao Cais de Santa Luzia, no dia 25, às 10h. O Menino Imperador Guilherme Gullo da Fonseca chega de barco às 10h do dia 25 e é recepcionado pelas autoridades, banda de música, integrantes das danças dos Coquinhos, Marujos, Jardineiras, Velhos, Marujos e Lanceiros; folias de Reis; e pelas figuras tradicionais da festa, o Bate-moleque, Vaquinha e a Burrinha. Sai em passeata pelas ruas e simbolicamente solta um presidiário.
A festa continua com o almoço comunitário, a partir das 12h, no convento do Carmo; coroação do Menino Imperador, às 19h30, na igreja Matriz, seguida do início das danças folclóricas no império que será montado na Praça Zumbi dos Palmares. As danças acontecerão durante três noites e serão encerradas com a queima do quadro “Glória” no final da noite de domingo, 27.