Educação realiza Troca de Saberes e Fazeres
Mostra pedagógica reuniu profissionais de educação das unidades de horário integral
09 de outubro de 2015
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, realizou nesta sexta-feira, 9, na Casa Larangeiras, a mostra pedagógica Tecendo Saberes e Fazeres. O encontro teve como público-alvo professores e demais funcionários de educação dos Centros de Educação de Horário Integral do município. O objetivo da mostra foi proporcionar um espaço para a reflexão das práticas pedagógicas, favorecendo a formação continuada e a valorização dos saberes e fazeres da prática docente.
Segundo a coordenadora das escolas de horário integral, Isis Ribeiro Nogueira, as unidades vêm desenvolvendo projetos ao longo dos anos com temas diversificados, que visam tornar a aprendizagem significativa aos educandos. A proposta de Secretaria de Educação com a Troca de Saberes e Fazeres é socializar as práticas e projetos pedagógicos desenvolvidos pelas unidades escolares, que concretizam seu projeto político-pedagógico.
– Esse é o momento em que as escolas apresentam as suas práticas e os projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo, porque percebíamos que essas práticas ficavam fechadas nas escolas. É um momento em que os professores percebem novas ideias, refletem sobre seus trabalhos e tornam-se um grupo unificado – afirma Isis.
Diversos trabalhos produzidos pelas unidades escolares de horário integral foram expostos para visualização. Em um deles, os alunos, em roda, são estimulados a contarem suas próprias histórias de vida. Uma iniciativa que visa estimular a participação de todos, indo além da leitura de livros. Participaram do encontro os Centros Educacionais de Horário Integral Bendito dos Santos Barbosa, da Monsuaba, João Carolino dos Remédios, do Morro da Glória II, e Monsenhor Pinto de Carvalho, da Enseada das Estrelas (Ilha Grande).
Segundo a coordenadora das escolas de horário integral, Isis Ribeiro Nogueira, as unidades vêm desenvolvendo projetos ao longo dos anos com temas diversificados, que visam tornar a aprendizagem significativa aos educandos. A proposta de Secretaria de Educação com a Troca de Saberes e Fazeres é socializar as práticas e projetos pedagógicos desenvolvidos pelas unidades escolares, que concretizam seu projeto político-pedagógico.
– Esse é o momento em que as escolas apresentam as suas práticas e os projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo, porque percebíamos que essas práticas ficavam fechadas nas escolas. É um momento em que os professores percebem novas ideias, refletem sobre seus trabalhos e tornam-se um grupo unificado – afirma Isis.
Diversos trabalhos produzidos pelas unidades escolares de horário integral foram expostos para visualização. Em um deles, os alunos, em roda, são estimulados a contarem suas próprias histórias de vida. Uma iniciativa que visa estimular a participação de todos, indo além da leitura de livros. Participaram do encontro os Centros Educacionais de Horário Integral Bendito dos Santos Barbosa, da Monsuaba, João Carolino dos Remédios, do Morro da Glória II, e Monsenhor Pinto de Carvalho, da Enseada das Estrelas (Ilha Grande).