Começa a aprovação do Plano Municipal de Educação em Angra

Conferência tem como objetivo alinhar o Plano Municipal ao Plano Nacional de Educação

09 de junho de 2015
A Prefeitura de Angra, por meio do Conselho Municipal de Educação, deu início nesta segunda-feira, 8, à Conferência Municipal de Educação, com o tema “Planejando a educação para a próxima década“. A realização deste evento tem como objetivo a deliberação e aprovação do alinhamento do Plano Municipal de Educação (PME), para o decênio 2015/2025, ao Plano Nacional de Educação (PNE).

O primeiro dia da Plenária Geral Deliberativa reuniu, pela manhã, cerca de 300 delegados, que são representantes de diferentes instituições que participam direta ou indiretamente do processo educacional do município, para a votação e aprovação do regimento interno. O diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) de Niterói, Jorge Najjar, palestrou sobre a importância do ato democrático e o alinhamento do Plano Municipal de Educação.

- A ideia é que absolutamente todos, sejam eles educadores, mães, pais de família, estudantes, membros da sociedade civil em geral; participem da efetivação de um belo plano de educação para o município de Angra dos Reis, porque debatendo o plano estamos discutindo qualidade de educação para os próximos 10 anos. Isso tem relação com ética, democracia e com uma formação humanística que desenvolva, de fato, cidadãos necessários para a construção de uma sociedade cada vez mais justa e interessante para todos os brasileiros - ressaltou Najjar.

Na parte da tarde, os delegados foram divididos em grupos para discutir as metas específicas do Documento Base, que foram encaminhadas por Consulta Pública On-line e pelos Fóruns de Estudo e Avaliação. Todas as propostas são relacionadas à Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissionalizante, Ensino Superior, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação do Campo, Quilombola e Indígena.
O vice-prefeito Leandro Silva também acompanhou o primeiro dia de discussão e ressaltou a importância da participação popular na elaboração do Plano Municipal de Educação.

- Fiquei muito satisfeito com as contribuições e propostas que foram encaminhadas para serem discutidas na Conferência e que poderão contribuir, verdadeiramente, para a elaboração do Plano de Educação do nosso município para os próximos 10 anos. Esse é um processo democrático e que, cada vez que é realizado, garante muito mais qualidade para a educação de todo o país - afirma Leandro.

A Conferência segue até quinta-feira, 11, na Primeira Igreja Batista (PIB/Angra), localizada na Rua Coronel Carvalho, nº 482, Centro, das 8h às 18h.