APLICAÇÃO DO FUMACÊ

A Secretaria de Saúde de Angra dos Reis esclarece:

09 de abril de 2015
Os locais onde devem ou não ser feita a aplicação do fumacê são designados segundo os critérios definidos pelo Ministério da Saúde. A aplicação tem como função específica a eliminação das fêmeas de Aedes aegypti e deve ser feita somente para o bloqueio de transmissão (epidemias). Essa ação integra o conjunto de atividades de controle da dengue e seu uso é concomitante com todas as demais ações de controle, principalmente a diminuição de focos de mosquito.

O inseticida é uma forma de controle bastante eficaz quando utilizado de forma adequada. Caso contrário, o uso indiscriminado do produto pode selecionar populações mais fortes do mosquito, o que propicia novas gerações resistentes ao inseticida, fazendo com que ele perca sua finalidade.

- Não adianta jogar mais inseticida e nem inúmeras vezes. É preciso fazer o uso equilibrado. As pessoas gostam quando percebem o fumacê passando todo o dia, porém, se isso passa a acontecer indiscriminadamente, você acaba selecionando os mosquitos que sobrevivem ao produto. Na próxima epidemia, não vai adiantar usá-lo em momento algum, porque todos os mosquitos serão resistentes - disse o pesquisador Ademir Martins (Fiocruz).