Programa de artesanato do estado está em Angra

Cadastramento dos artesãos será feito até sábado, dia 10

08 de outubro de 2015
O Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), começou o cadastramento dos artesãos de Angra na quinta-feira, dia 8, na Casa Larangeiras. O procedimento segue até sábado, dia 10.

– Gostaria de parabenizar os artesãos de Angra dos Reis por sua luta e profissionalismo. O artesanato é um dos meios para se gerar mais empregos e renda – afirmou o vice-prefeito Leandro Silva, na abertura da solenidade.

A coordenadora do programa, Néa Cristina Mariozz, afirmou que o artesanato fluminense “nada fica a dever” ao produzido em outros estados e que reforça a divulgação do turismo. Ela também destacou o apoio da gestão municipal.

– Precisávamos dessa parceria nos municípios e aqui em Angra a prefeita está fazendo isso, o que é benéfico para todos – informou.

O cadastramento dos artesãos de Angra prossegue nesta sexta e no sábado, dias 9 e 10, de acordo com a seguinte programação:

Dia 9
Local: Sindicato do Comércio Varejista de Angra, Mangaratiba e Paraty (Sicomércio), na Rua do Comércio 133, Centro, das 10h às 17h.

Dia 10
Local: Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, localizada na Rua do Comércio 172, Centro, das 10h às 17h.

Para se cadastrar, o artesão deverá levar uma foto 3x4 e cópias dos comprovantes de residência, CPF e RG. Além disso, será necessário apresentar duas ou mais peças de sua produção e algumas inacabadas para a finalização no ato do cadastro, para comprovação técnica.

O Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro tem como objetivo, segundo a Sedrap, “reconhecer o artesanato como atividade econômica geradora de desenvolvimento regional e como registro vivo da história local”.

As ações do programa são: aumentar a qualificação dos artesãos, através de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); mapear o artesanato regional, com criação de uma identidade para a atividade; concessão de microcrédito através de parceria com a Agência Estadual de Fomento (Agerio), com linhas especiais para o artesão investir no incremento de sua atividade.

Constam também do programa a comercialização dos produtos, através de participação em feiras e eventos, com ofertas de espaços aos artesãos cadastrados e a participação no “Espaço Artesanato em Movimento”, um ambiente voltado para a exposição e comercialização do trabalho dos inscritos. O espaço localiza-se em Botafogo, no Rio de Janeiro (rua Real Grandeza, 293), e o telefone é (21) 2332-4900.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca funciona em Niterói, na praça Fonseca Ramos, s/n, segundo andar. O telefone é (21) 2719-0177. Mais informações sobre o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro podem ser obtidas na internet (www.programadeartesanato.rj.gov.br).