Angra celebra aniversário de 15 anos do Teatro Municipal

Programação reunirá diversas apresentações como espetáculos teatrais, oficinas, apresentações musicais, premiação do Festival de Curtas e muito mais.

08 de junho de 2015
Tradição no calendário cultural de Angra dos Reis, o aniversário do Centro Cultural Theophilo Massad, que abriga o Teatro Municipal, será comemorado com cinco dias de programação artística. O aniversário de 15 anos do espaço foi no dia 24 de maio, mas será comemorado a partir da próxima quarta-feira, 10, com diversas apresentações, como espetáculos teatrais, oficinas, muita música, premiação do Festival de Curtas e até mesmo o lançamento nacional de um filme. Todo este trabalho será promovido pela Prefeitura de Angra, por meio da Fundação Cultural (Cultuar).

A programação será aberta no dia 10, quarta-feira, às 19h30, com um concerto do Coral da Cidade apresentando canções eruditas, populares e folclóricas, sob a regência do maestro Moacyr Saraiva. Criado em 1968, o Coral da Cidade já fez mais de duas mil apresentações. Na sequência da programação, a Banda Musical Tinta Preta, com um repertório repleto de canções que vão do swing da black music ao samba, sobe ao palco do Teatro Dr Câmara Torres. Neste dia, o Centro Cultural receberá doações de rações caninas e felinas para a Associação de Proteção dos Animais de Angra.

No dia 11, quinta-feira, em dois horários, às 15h e às 16h30, é a vez do espetáculo infantil “Maria Teresa e o Javali“, que ganhou o Prêmio Funarte de Circulação, apresentar-se ao público angrense. A peça é da Cia. Cuidado que Mancha, do Rio Grande do Sul e conta a história de uma garotinha que toda a noite pede que seu pai leia o mesmo livro: “O Javali Intrigante“. Um dia, Maria Teresa acorda no meio da noite e descobre que o sonho com o javali se tornou realidade e ele estava ali, no seu quarto! Agora os dois terão que descobrir juntos como se faz para a realidade virar sonho de novo. Para a entrada, o grupo pede a doação de um livro infantil.

Já ás 18h, com apenas 20 vagas, acontece a Oficina - Radioteatro: experimentação prática, que trabalhará a criação de sonoplastia, o cenário sonoro e a montagem de uma peça radiofônica. A Oficina é ministrada pela dramaturga Raquel Grabauska, da Cia. Cuidado que Mancha.

Dando continuidade à programação, às 19h30, é a vez do Lançamento Nacional do Filme “Quase Samba“, do diretor Ricardo Targino. O filme, que será lançado aqui e em ddiversos cinemas, conta a história de uma cantora de rádio que, no ultimo mês de gravidez, se vê dividida entre dois homens que acreditam ser o pai da criança. Um particular duelo de homens: um miliciano, um hacker e ainda Shirley, o fiel escudeiro da cantora, um cross-dresser que com ela já cria seu primeiro filho. O longa tem duração de 90 minutos e no elenco estão os cantores: Mariene de Castro e Otto; além dos atores: Cadu Fávero, João Baldasserini e Leandro Firmino.

Na sexta-feira, dia 12, é o dia do Espetáculo: “Acorda, Amor!“, com a atriz Florência Santágelo. A peça será às 20h. No espetáculo, baseado no conto clássico “A bela adormecida“, traz uma encenação que se constrói à margem da história. De forma dramática, são apresentados temas como um grande amor, a dor da despedida, a euforia da comemoração e a saudade. A entrada será um agasalho. No penúltimo dia de comemoração, sábado, 13, às 20h, acontece a Premiação do III Festival de Curtas “CURTA!“ do CCTM. A entrada será 1kg de alimento não perecível.

Encerrando a programação festiva, no dia 14, domingo, acontece a Oficina “A Arte da Palhaçaria“, que tem o jogo como o elemento primordial do trabalho do artista cênico. A oficina tem como objetivo desenvolver, sob a lógica da comicidade, um treinamento baseado na brincadeira, na ampliação dos sentidos, da força sensual, na compreensão do tempo cômico, na articulação de uma lógica fantástica particular e na dramaturgia do riso. A oficina será ministrada pela atriz Michelle Cabral, às 10h. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas.

No mesmo dia, às 18h, acontece o Espetáculo Infantil: “Palita no Trapézio“. O enredo parte da irreverência e dos erros próprios do palhaço, onde a perfeição e o risco, elementos característicos da acrobacia no trapézio, dão lugar às ações ineficazes da palhaça Palita, suas tentativas frustradas, seus medos e sua alegria, criando a união perfeita para encantar e divertir crianças de todas as idades.

O Centro Cultural Theophilo Massad fica na Praça Guarda Marinha Greenhalg, s/nº - São Bento.

Programação:

15 anos do CCTM
Dia 10 (Quarta-feira)
Apresentação do Coral da Cidade
Horário: 19:30
Local: Salão de Exposição

Show Musical “Tinta Preta“
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Dr° Câmara Torres
Entrada: 1kg de ração
Classificação: livre

Dia 11 (quinta-feira)
Espetáculo Infantil: Maria Teresa e o Javali
Com a Cia Cuidado que Mancha RS

Horários: 15h e 16:30
Local: Teatro Municipal Dr° Câmara Torres
Entrada: 01 livro infantil
Classificação Livre

Oficina - Radioteatro: experimentação prática
Ministrante: Raquel Grabauska
Local: Sala de Música Maestro Galoway
Horário 18h
Vagas: 20

Lançamento Nacional do Filme “Quase Samba“
Local: Sala de Vídeo
Horário: 19h 30
Entrada Franca

Dia 12(sexta-feira)
Espetáculo: Acorda, Amor!
Com Florência Santágelo
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Dr° Câmara Torres
Entrada:01 agasalho
Classificação 12 anos

Dia 13 (sábado)
Premiação do III Festival de Curtas “CURTA!“ do CCTM
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Dr° Câmara Torres
Entrada: 1kg de alimento
Classificação Livre


Dia 14 (domingo)
Oficina “A Arte da Palhaçaria“
Ministrante: Michelle Cabral
Horário: 10h
Local: Sala de Música Maestro Galoway
Vagas 20

Espetáculo Infantil: “Palita no Trapézio“
Horário: 18h
Local: Teatro Municipal Dr° Câmara Torres
Entrada: 01 cx de leite
Classificação Livre