Defesa Civil tem fim de ano com poucas ocorrências

Chamados emergenciais sem gravidade no continente e na Ilha Grande

08 de janeiro de 2015
A Defesa Civil Municipal de Angra dos Reis teve um plantão relativamente tranquilo neste final de ano e início de 2015. Desde o dia 31 de dezembro até esta segunda-feira, 7, foram feitos 10 atendimentos emergenciais na Baia da Ilha Grande e algumas chamadas de emergência por causa das chuvas fortes dos primeiros dias do ano. Os pacientes resgatados nas ilhas foram levados para unidades de saúde. Já as chamadas no continente foram todas sem gravidade.

A lancha da Defesa Civil buscou pacientes na Praia do Aventureiro, Ilha da Gipoia, Abraão, Lagoa Azul, Provetá e Araçatiba. Os casos variaram de ferimento ocasionado por ferrão de arraia, passando por desmaio e crise renal. Os pacientes mais graves foram um homem de 38 anos, com tumor no cérebro, e uma mulher de 65 anos, com ataque cardíaco. O secretário especial de Defesa Civil, Marco Oliveira, elogiou a parceria feita com a equipe do Serviço Móvel de Urgência (Samu), que permitiu dar mais agilidade no atendimento, em especial aos ilhéus.

- Essa parceria com o Samu possibilita o atendimento aos ilhéus e turistas com muito mais qualidade. A Defesa Civil realiza esse serviço há mais de 24 anos, procurando sempre dar conforto e segurança aos moradores e visitantes - destacou o secretário.

CHUVA NO CONTINENTE
No último dia de 2014, a Defesa Civil atendeu a ocorrências de quedas de árvores na Praia do Jardim e Ariró. Nos dias 3 e 5, foram feitas vistorias em árvores e em uma residência, por causa da chuva. Já no dia 6, quatro chamadas vieram de moradores da Estrada do Contorno, Ariró, Enseada e Morro do Carmo, pedindo a presença da equipe para verificar árvores e partes de um imóvel demolido.

Nos dias 4 e 5, houve fortes pancadas de chuva no município. No primeiro dia, os maiores registros de chuva foram nas praias do Bananal, Abraão e Sítio Forte, na Ilha Grande, além de Serra D‘Água e Ponta Leste, no continente. Os maiores registros de acúmulo de chuva foram no São Bento (83mm), Enseada (70mm), Balneário (64mm), Pontal (52mm) e Praia Brava (47mm).

Preventivamente a Defesa Civil acionou a equipe de sobreaviso do dia, reforçada com mais 10 funcionários, para possíveis atendimentos a população, mas felizmente nenhuma ocorrência grave foi registrada.

- Ainda durante o feriado, nosso Centro de Gerenciamento de Operações esteve acompanhando e monitorando permanentemente o clima. Foram enviadas, apenas nesses cinco primeiros dias do ano, 32.756 mensagens de texto informando possibilidades de pancadas de chuva, assim como de elevação dos rios Mambucaba e Perequê - lembrou o secretário.

As equipes da Defesa Civil de serviço no Réveillon da Praia do Anil, Procissão Marítima e Corrida Santos Reis não registraram nenhum atendimento grave nesses eventos.