Mostra comemorativa aos 512 anos de Angra

Exposição na Casa Larangeiras reúne objetos usados nas procissões católicas

08 de janeiro de 2014
A primeira exposição da Casa Larangeiras do ano de 2014 é para lá de especial. A mostra, que foi aberta no dia 5 de janeiro e faz parte das comemorações pelos 512 anos de Angra dos Reis, recebeu o nome de "Estandartes, Guiões e Bandeiras nas procissões em Angra dos Reis", e conta um pouco da história da fé católica do povo angrense nos últimos 100 anos.

Estão expostos estandartes das irmandades de São Benedito, Nossa Senhora da Conceição e Liga Católica, com destaque para o mais antigo, do ano de 1932, que pertencia a uma filial da Liga Católica, no bairro da Monsuaba. Outros destaques são estandartes de Nossa Senhora da Conceição e Sagrada Família, do início do século XX.

Entre os guiões expostos, pode ser encontrado o guião da festa de São Benedito, que é usado até os dias de hoje na procissão da segunda-feira após o domingo de páscoa, dia dedicado ao santo padroeiro em Angra dos Reis, e que este ano será celebrado em 21 de abril. A devoção a São Benedito também é contada através de oito estandartes que narram a vida do santo e também compõe a exposição bandeiras de Santana e Nossa Senhora da Glória.

Um antigo costume dos católicos da cidade também é relembrado na exposição através da bandeira esmolar de Nossa Senhora da Conceição da Ribeira, que visitava as famílias e recolhia donativos para as festas.

O trabalho da imprensa de Angra dos Reis também está na exposição, através de edições do jornal Gazeta de Angra, que noticiavam as procissões de São Benedito e do Divino no ano de 1890.

A prefeita Conceição Rabha visitou a exposição, acompanhada pelo presidente da Fundação Cultural (Cultuar), Délcio José Bernardo.

- Esta exposição ficou linda. Nossa história e a nossa cultura religiosa é muito rica. Precisamos continuar mostrando este patrimônio a nossa população - disse a prefeita.

A exposição fica aberta ao público até o dia 20 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30, e aos sábados, de 9h às 14h.

ACERVOS DOADOS EXPOSTOS NO CONVENTO SÃO BERNARDINO

Vários objetos doados por famílias angrenses e integrados ao acervo sacro do museu estão em exposição no Convento São Bernardino de Sena. São oratórios, imagens em madeira e porcelana, objetos pessoais, livros, manuais católicos e utensílios domésticos.

Dentre as peças expostas está a chave original da porta da igreja do Convento São Bernardino de Sena, que foi encontrada por um morador aos 17 anos de idade, e devolvida no ano passado.

A mostra pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 17h.