Dados da chuva podem ser consultados

Índices pluviométricos estão à disposição no site da Defesa Civil

08 de janeiro de 2014
Os dados dos 30 pluviômetros automáticos instalados em diversos bairros de Angra dos Reis já podem ser consultados pela internet. Os aparelhos foram instalados em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) em 2013 e já auxiliam a secretaria na tomada de decisões. Os dados vão direto para o site do órgão, que faz parte do Ministério de Ciência e Tecnologia, e, a partir dessa semana, estão disponíveis em um link no site da Defesa Civil.

O projeto "Pluviômetros Automáticos", do Cemaden, tem como objetivo ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais.

O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. Os equipamentos instalados pelo Cemaden enviam os dados de forma automática e não necessitam de energia elétrica para funcionar.

- Esse é mais um projeto para salvar vidas. Com os dados, podemos agir em duas frentes. Na prevenção e planejamento de ações para determinadas regiões com índices pluviométricos elevados e, também, na emergência. Quando vemos que existe um acumulado de chuva significativo e que existe algum risco para os moradores, enviamos imediatamente uma equipe ao local - explicou o secretário Marco Oliveira.

Agora, além dos agentes da Defesa Civil, os moradores podem consultar os dados pluviométricos dos 30 locais onde foram instalados os aparelhos. Basta entrar no site da Defesa Civil (www.defesacivil.angra.rj.gov.br), ir no ícone "serviços" e, em seguida, "pluviometria". Lá, é descrito o programa, como funciona um pluviômetro e há um link para o site do Cemaden, onde os dados podem ser consultados.

Os índices são acompanhados em tempo real pela Defesa Civil e, caso dúvidas, os moradores podem entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones: (24) 3377-7869/3377-6335, ou, em caso de emergência, pelo telefone 199.