Prefeitura participa das estratégias do Pronatec 2015

Agora a cidade poderá definir os cursos de acordo com suas necessidades de mão-de-obra

07 de novembro de 2014
A prefeita de Angra, Conceição Rabha, o subsecretário Gerson Fagundes e o gerente Edmilson Gabriel, ambos da Secretaria de Atividades Econômicas do município, participaram da reunião para tratar das estratégias do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para 2015, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no Rio de Janeiro, na última quarta-feira, 5. O evento contou com a participação de representantes de vários municípios do estado do Rio de Janeiro, além da Superintendência de Educação e de Operação do Senac, Fecomércio e Associação Estadual dos Municípios (Aemerj).

O encontro teve como objetivo promover esforços, juntamente com o MEC, a fim de transformar o estado em uma referência na oferta de qualificação, beneficiando um número cada vez maior de cidadãos. A prefeita demonstrou muita satisfação em participar e buscar mais vagas de cursos para os jovens de Angra dos Reis.

- Esta reunião é de suma importância para o município. Buscamos cada vez mais uma melhor qualidade na educação dos nossos jovens, com capacitação e qualificação de mão-de-obra. Já avançamos muito e queremos levar oportunidade para todos. Umas das boas novidades para o ano que vem é que vamos poder definir os cursos de acordo com as nossas necessidades de mão-de-obra, o que vinha sendo definido pelo Senac. Assim, poderemos direcionar melhor as ofertas de cursos para as vagas de emprego na cidade - disse Conceição Rabha.

Neste ano, foram abertos mais de 2 milhões de vagas no país. Em Angra, foram disponibilizadas aproximadamente 2 mil. Para 2015, o governo federal pretende aumentar expressivamente as vagas em cada município, de acordo com a população econômica ativa. A expectativa é que o número de vagas, assim como a quantidade de cursos, duplique na cidade.