Escola na Sapinhatuba III é inaugurada

Ao todo, a escola atenderá cerca de 150 crianças do 1º segmento do ensino fundamental. Município investiu mais de R$ 1,4 milhão na construção

07 de janeiro de 2016
A prefeita de Angra, Conceição Rabha, o Vice Prefeito, Leandro Silva, e a secretária municipal de Educação, Jane Aparecida, inauguraram nesta quarta-feira, 06, às 18h, a Escola Municipal Zita de Oliveira Soares, localizada na comunidade da Sapinhatuba III. A entrega da obra contou com a presença de diversos moradores e crianças do bairro, que serão os futuros alunos desta unidade de ensino.

Durante a solenidade, a prefeita, que estará de férias até o início de fevereiro, destacou a importância de se ter uma escola naquele local, já que durante anos, os alunos do ensino básico precisaram estudar em outros bairros.

- Um dia como esse nos enche de energia para continuarmos trabalhando e lutando para mudar o destino das crianças da nossa cidade, sobretudo da Sapinhatuba III. Sabemos que uma escola como essa contribuirá para o destino de cada uma delas - enfatizou Conceição.

- Durante anos as mães, as avós e as tias, tinham que levar seus filhos para estudar em outras localidades. A entrega desse equipamento de educação para a Sapinhatuba III significa a segurança dessas crianças que não terão mais que atravessar a rodovia para estudar em outros bairros. Significa a tranquilidade dessas mães, que terão seus filhos estudando perto de casa. Durante anos a Sapinhatuba III foi discriminada, mas com essa escola, a história dessas crianças muda e a história desse bairro também - complementou o vice-prefeito, Leandro Silva, que assume interinamente, a partir deste dia 7, o comando da Prefeitura de Angra.

A secretária de Educação, Jane Aparecida, parabenizou o trabalho realizado pela equipe que construiu a escola e todos os moradores que receberam a instalação. Ela destacou que a gestão pública na área da educação vai além da parte pedagógica.

- A rede tem sido ampliada. Estamos com mais três creches em obras e esse é o nosso papel: Dar condições dignas para que a criança e as comunidades se desenvolvam por meio da educação, que abre muitas portas – concluiu a secretária.

A diretora da escola, Rubiana Travassos, agradeceu a todos que fizeram parte da obra.

- A comunidade precisava de um lugar que fosse referência para o aprendizado e o lazer. Agora nós temos uma escola ampla e com toda estrutura necessária para que possamos fazer com que nossos alunos se tornem cidadãos capazes de transformar o futuro de nosso país - disse.


Entre os familiares e amigos da moradora que deu nome a nova unidade escolar, Zita de Oliveira Soares, presentes no evento, estava sua filha, Maria Bernadete de Oliveira, que falou da homenagem.

- Agradeço a todos que fizeram parte dessa obra. Como familiares, nós ficamos maravilhados. A escola está aí para as crianças estudarem e para as mães e pais cuidarem. Agradeço de coração ao Leandro Silva e a Conceição Rabha pela homenagem. Esse colégio vai ficar para sempre. Para os netos, bisnetos e tataranetos que vão estudar num pedacinho do terreno que foi da minha mãe - disse emocionada.

Para o Presidente da Associação de Moradores e Amigos da Sapinhatuba III, Cléber da Silva Santos, esta escola é um sonho concretizado.

- Tivemos dias de luta e muitos não acreditaram que essa escola funcionaria. Hoje estamos aqui entregando ela para a comunidade. Uma escola novinha em folha para mudar nossas vidas - declarou.

Outra pessoa que celebrou a entrega da Escola foi o vereador Eduardo Godinho (PT). Nascido e criado na Sapinhatuba III, o parlamentar estava completamente à vontade e lembrou que no aniversário de 514 anos de Angra, o presente era daquele bairro.

- Esse é o melhor presente que a prefeitura poderia entregar aos moradores da Sapinhatuba III. Sabemos de todo o período de crise que estamos passando e agradecemos pela ousadia em concluir essa importante obra, pois só pela educação que se pode fazer a revolução - agradeceu Godinho.

Estiveram presentes, acompanhando a Prefeita Conceição Rabha e o Vice Leandro Silva, o Secretário de Obras, Luiz Antônio Dias; O Secretário de Defesa Civil, Marcos Oliveira; e o Presidente da Fundação de Turismo, Klauber Valente.

SOBRE A ESCOLA


A nova escola tem por objetivo suprir a carência de vagas na região para os alunos do 1º segmento do ensino fundamental. A empresa responsável pela obra foi a R.L Construtora de Angra LTDA, num total de investimento de R$ 1.438.134.75 (um milhão, quatrocentos e trinta e oito mil, cento e trinta e quatro reais e setenta e cinco centavos).

O prédio da nova escola possui aproximadamente 575m² de área construída, distribuídos em dois pavimentos, com quatro salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, elevador, sanitários adaptados para pessoas com deficiência, refeitório/cozinha, despensa, área de serviço, depósitos para material de limpeza e didáticos, pátio coberto e descoberto, recepção/secretaria, e ainda salas de direção e de professores.

Antes da construção do prédio, foi feito o preparo do terreno com corte, aterro e drenagem, além de instalação e construção de um muro de contenção. A escola terá capacidade para atender cerca de 150 alunos, do pré ao 5º ano de escolaridade.

MATRÍCULAS ABERTAS

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, inicia hoje, 7, a matrícula escolar para a rede de ensino municipal. As inscrições acontecem nas unidades escolares e somente para quem fez a pré-matrícula, até o dia 15 de janeiro, ocorrida de 21 de setembro a 23 de outubro de 2015.

Para que não realizou a pré-matrícula poderá fazê-la de 20 a 27 de janeiro. Esta fica restrita ao número de vagas restantes das matrículas realizadas até o dia 15.

O ano letivo começa dia 4 de fevereiro, entra em recesso dias 8 e 9 (feriado de Carnaval) e retorna dia 11 de fevereiro, com a grade de ensino frequente.

Para mais informação, entre em contato com a Secretaria de Educação, pelo telefone: (24) 3377-1964.