DC assina convênio para monitoramento das encostas

Parceria será gratuita para o município

06 de dezembro de 2013
A Secretaria Especial de Defesa Civil de Angra dos Reis e a Geovoxel, empresa vinculada à Coppe/Ufrj, assinaram, na tarde de quarta-feira, dia 4, um acordo de cooperação técnica (número 001/2013) para a implementação de sistema de monitoramento das encostas do município, denominado GVX. Esse trabalho será gratuito e a Defesa Civil vai ceder os dados de pesquisa e dos aparelhos utilizados na prevenção, como pluviômetros e mapeamento de áreas de risco.

A assinatura do convênio aconteceu no auditório da Secretaria, e contou com a presença do presidente da empresa, Louis-Martin Losier, e do Diretor Administrativo, Marcos Ferreira, além do vice-prefeito Leandro Silva e do secretário de Defesa Civil, Marco Oliveira.

Louis-Martin fez uma apresentação mostrando como funciona o sistema.

- A ideia da ferramenta é monitorar todos os dados e identificar as soluções para aperfeiçoar o trabalho dos técnicos - frisou o presidente da empresa.

Para o secretário Marco Oliveira, a parceria, além de trazer benefícios para a área técnica da instituição, tem um peso ainda maior.

- Comemoramos duas vezes. A primeira, porque a empresa fará trabalho de excelência no auxilio da prevenção no município. A segunda é que será uma parceria e não teremos ônus algum. Quem ganha é a população - comemorou o secretário Marco Oliveira.

O vice-prefeito Leandro Silva também salientou a importância da parceria.

- Esse sistema GVX vai permitir unificar as informações que já são geradas pelos aparelhos instalados na Defesa Civil. Quanto mais informações tivermos, mais rápido poderemos agir num momento de crise - disse Leandro Silva.

COMO FUNCIONA O SISTEMA

Com todos os dados em um só lugar, o sistema fará uma leitura e poderá prevenir acidentes em obras ou desastres ambientais. O sistema é uma tecnologia pioneira no Brasil e permite armazenar uma grande quantidade de dados geográficos de instrumentos geotécnicos (como pluviômetros eletrônicos, por exemplo) e vistorias de campo. Em seguida, conjuga essas informações e as disponibiliza na forma de mapas e gráficos dinâmicos em um ambiente acessível por meio de qualquer dispositivo, como desktops, notebooks, tablets e celulares. E não é necessário estar conectado à internet. Ele funciona off-line, mantendo os dados armazenados, em uma espécie de Dropbox.

O sistema pode ser customizado para se adaptar às necessidades de cada cliente. A empresa tem, na sua carteira, empresas como: Odebrecht, OAS, Serveng, Multiplan, e Engegraut.

SOBRE O GVX

O sistema GVX é um portal WEB que integra em ambiente georreferenciado (que torna suas coordenadas conhecidas num dado sistema de referência) diversos tipos de instrumentos geotécnico para analisar o comportamento do solo e ajudar no monitoramento do risco, permitindo importar seus dados, armazenando-os em banco de dados, processando e apresentando a leitura dos mesmos através de gráficos dinâmicos, com análise geoespacial de atributos.

As informações são tratadas e apresentadas através de mapas dinâmicos (WebGIS), permitindo inclusive a configuração e emissão de alertas por instrumento. O sistema em nuvem pode ser acessado, de forma segura, de qualquer computador, celulares e demais dispositivos móveis, sem a necessidade de instalações ou configurações específicas.