Chuva e vento forte não deixam ocorrências graves

Apesar da tempestade da noite de quinta, ninguém se feriu com gravidade

06 de dezembro de 2013
No Centro de Angra dos Reis choveu cerca de 14 mm na noite de quinta-feira, dia 5. Já no Frade o pluviômetro registrou 45 mm de chuva. Mas o que realmente preocupou os moradores do município foi a força do vento, que atingiu cerca de 80 km por hora em toda a cidade, cansando transtornos em diversos bairros da cidade.

A Defesa Civil municipal atendeu a 42 chamadas de emergência durante a noite e madrugada, com três equipes de engenharia, duas equipes para corte de árvores e uma para busca e salvamento. Além disso, funcionários da Superintendência de Transportes e Trânsito estiveram nas ruas para controlar o tráfego. Durante toda essa sexta-feira, dia 6, diversas equipes estão nas ruas para realizar novas vistorias.

A Estrada do Contorno está obstruída na Praia da Ribeira, após o Retiro, por conta de uma árvore que caiu sobre a rede elétrica e na estrada. O mesmo aconteceu na Praia das Gordas, onde o local está isolado e o acesso está em meia pista. Os agentes da Defesa Civil estão nos dois pontos, trabalhando em conjunto com a concessionária de energia elétrica, para desobstruir a pista.

Ao todo foram realizados 19 corte de árvores em via pública, em parceria com a Ampla, nos bairros Bonfim, Morro da Cruz, Enseada, Camorim, Japuíba, Campo Belo, Lambicada, Pontal, Frade, Banqueta; e ao longo de toda a Estrada do Contorno.

Também foram registrados 20 destelhamentos nos bairros Areal, Campo Belo, Morro do Abel, Morro da Cruz, Centro, Itinga, Frade e Morro da Glória II.

Nos bairros Campo Belo e Frade houve dois desabamentos. Uma senhora sofreu um corte no pé. A Defesa Civil prestou os primeiros atendimentos. Em seguida o Samu encaminhou a vítima para o Pronto Socorro, onde ela foi medicada após os médicos avaliarem que o caso era sem gravidade.

- Felizmente não tivemos nenhuma vítima em decorrência das chuvas da noite de ontem. Mesmo assim, toda a instituição permanece em estado de alerta atendendo a população que está precisando dos nossos serviços. Os agentes da Defesa Civil vão continuar presentes em vários bairros, com o objetivo de monitorar as áreas de encosta e tirar as dúvidas dos moradores. Continuamos em vigilância permanente, já que estamos em período de chuva. Qualquer dúvida ou emergência, o morador pode ligar para o 199, que é telefone de emergência da instituição - frisou o secretário Especial de Defesa Civil Marco Oliveira.