Dia da Cultura movimenta Rua do Comércio

Apresentações culturais e distribuição de livros agradaram ao público

06 de novembro de 2014
Pedestres e motoristas que circularam pela Rua do Comércio na manhã desta quarta-feira, 5, puderam observar as comemorações pelo Dia da Cultura, com o fechamento da rua na altura da Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis. A iniciativa foi da Prefeitura de Angra, por meio da Fundação Cultural (Cultuar), e contou com performances teatrais, dança, distribuição de livros, contadores de história e apresentação dos índios da aldeia Guarani, do Bracuí, e dos Pataxós, do Parque Mambucaba.

Logo cedo, crianças e adultos participaram da oficina de contação de histórias das professoras da Escola Municipal Áurea Pires da Gama e acompanharam as performances teatrais dos alunos do curso de teatro infantil da Casa de Cultura, sob a direção da professora e atriz Kelli Oliveira. A distribuição gratuita de livros também chamou a atenção e surpreendeu os organizadores.

- Todos os anos promovemos uma campanha de doação de livros novos e usados para serem posteriormente distribuídos à população, mas neste ano a procura pelos livros foi muito grande e nosso acervo praticamente se esgotou já na parte da manhã. Isso mostra que o angrense está lendo mais - lembrou a diretora da Casa de Cultura, Sulamitha Vargas.

Ainda na parte da manhã, alunos e professores de escolas públicas e particulares assistiram à apresentação de índios alunos do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da aldeia Guarani, que cantaram e dançaram a xondarô, dança típica da tribo. Já os Pataxós apresentaram a dança Toré, com trajes e instrumentos próprios do ritual indígena, e também venderam artesanato.

Para as professoras, iniciativas como esta são de extrema importância para o enriquecimento da vivência cultural dos alunos.

- Proporcionar aos nossos alunos este contato com outras culturas, como a cultura indígena, é muito importante no currículo escolar e na vida cultural das crianças, uma oportunidade de conhecer de perto o que eles só conheciam nos livros - ressaltou a professora Aline Lemos, da Escola Municipal Prefeito Francisco Pereira Rocha, no Morro da Cruz.

A professora de português do Colégio Fênix, Romana Gomes, levou seus alunos do 6º ano e do ensino médio para participarem das atividades culturais e também falou sobre a importância desta experiência.

- Essa troca é muito rica. Conhecer nossa cultura é conhecer nossa história, estreitar esse contato com outras culturas é sair do mundo da televisão e viver a nossa realidade. Vamos levar essa experiência para uma mesa-redonda e debater em sala de aula - concluiu a professora.

As atividades foram encerradas com apresentação de dança de rua, teatro infantil com a Boneca Sophia e entrega dos diplomas da oficina literária do Ateneu Angrense de Letras e Artes. A programação contou com apoio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Ateneu Angrense de Letras e Artes e Spa Sophia.