Prefeitura contra a Dengue

Secretarias municipais se unem para combater a doença e concentram esforços no Parque Mambucaba

06 de março de 2015
Uma grande ação envolvendo todas as secretarias da Prefeitura de Angra dos Reis será realizada na próxima semana para combater o mosquito Aedes aegypti no Parque Mambucaba. O bairro chama a atenção pelo número de casos suspeitos e é prioridade para a Secretaria de Saúde de Angra. Por isso, em reunião na sede da Defesa Civil, na tarde de quinta-feira, dia 5, diversos setores do Executivo traçaram estratégias para agir em conjunto na próxima semana, culminando com o dia D, que será no sábado, 14.

Na reunião, estava um importante parceiro no combate à dengue no bairro, a Subsecretaria de Serviço Público. Será dela o trabalho de coordenar o mutirão para recolhimento de entulho, que, junto com o ferro velho, é o principal foco da proliferação do mosquito da dengue no bairro.

- O Parque Mambucaba tem ambiente vulnerável à Dengue, por causa dos ferros velhos, espaços de armazenamento de material reciclável, caixas d‘água descobertas, casas de veranistas fechadas e terrenos baldios - frisou Rodrigo Oliveira, secretário de Saúde, que ressaltou que dos 366 casos suspeitos da doença em todo o município, 257 são do Parque Mambucaba. E, dos 48 casos confirmados em Angra, 38 são do bairro.

Além do mutirão que acontecerá na próxima semana, a Fusar tem tomado medidas ao longo dos últimos meses para combater a doença: capacitação, treinamento e orientação para as equipes médicas; encontro com a população para esclarecimento sobre a doença; instalação de 220 armadilhas ovitrampas, resultando semanalmente na eliminação de cerca de 4 mil ovos do vetor; além de monitoramento e outras ações contínuas.

LEVANTAMENTO RÁPIDO DE ÍNDICES
Segundo o último Levantamento Rápido de Índices (Lira), de janeiro deste ano, o índice de infestação do município estava em 1,6% (16 de cada mil casas visitadas tinham larvas do mosquito Aedes aegypti). Quando se trata especificamente do Parque Mambucaba, esse índice chega a 2,7 % (27 de cada mil casas visitadas tinham larvas do mosquito Aedes aegypti).

JUNTOS CONTRA A DENGUE
Ainda no Lira, foi identificado que o principal criadouro para o mosquito é o descarte irregular de lixo e entulho. Cada secretaria terá o seu papel no mutirão, que começa na próxima segunda-feira, dia 9. TurisAngra, Saae, Defesa Civil, Secretaria de Educação e Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos também vão participar. Será feita uma varredura e campanha de conscientização, para que a população auxilie na manutenção da limpeza. Para informações, denúncias ou sugestões, o número do Disque-Dengue é o 3377-7808.