Governador entrega Delegacia Legal em Angra

Prédio da Polícia Civil esperava reforma há mais de 20 anos. Unidade abrigará também uma Delegacia de Atendimento à Mulher

06 de janeiro de 2015
O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e a prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, entregaram nesta terça-feira, dia 6, à população angrense, as obras de reforma e modernização da antiga delegacia da cidade, a 166ª DP. A criação da Delegacia Legal no município era reivindicada há mais de 20 anos e foi possível graças à insistência e à parceria construída pela prefeita Conceição com o Governo do Estado. Além da nova delegacia, a cidade também recebeu uma unidade da Deam, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, outra luta bastante antiga.

- Quero agradecer ao governador Pezão por mais essa parceria, que começou com o ex-governador Sérgio Cabral. Há muitos anos a população de Angra cobrava os investimentos na nossa delegacia e corri atrás. Incomodei muito a secretaria de Segurança Pública e hoje temos que comemorar. A população terá um atendimento mais adequado e ainda teremos a nossa Delegacia da Mulher, uma luta que começou há muito tempo, quando eu ainda estava vereadora. É uma grande vitória - comemorou a prefeita Conceição.

Além do governador Pezão, participaram da cerimônia de entrega, o coordenador do programa Delegacia Legal, César Campos, o secretário de Estado de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, a deputada estadual Martha Rocha (ex-chefe da Polícia Civil) e o atual chefe da Polícia Civil do Estado, delegado Fernando Veloso, que destacou o empenho da prefeita e disse que, mais moderna, a unidade está muito mais preparada para atender à população.

- Os dias da Polícia são sempre muito difíceis mas, inaugurar esse espaço, nos deixa mais fortes. Que a população demande, cobre, venha à delegacia para o registro das ocorrências. Essa unidade pertence à população pois ela existe para atender à comunidade - disse Veloso.

A obra de reforma da antiga 166ª DP foi contratada pelo Governo do Estado. Angra dos Reis é a última cidade do Rio a receber esse investimento. Como Delegacia Legal, a unidade da Polícia Civil em Angra passa a ser informatizada, com acesso à Internet, possibilitando o acompanhamento dos inquéritos pela rede. Os serviços ficarão mais dinâmicos e mais rápidos. O governador Pezão destacou que o investimento em Segurança Pública coordenado pelo Estado é contínuo e será mantido em sua nova gestão. Para Angra dos Reis, ele anunciou novas parcerias e a conclusão de obras em parceria com o município, entre elas os muros de contenção nos morros do Centro da cidade.

- Segurança Pública é um problema de todos e demanda integração. Quem sabe dos problemas da população é a prefeita, os moradores, muito mais do que a gente lá no Rio. As cidades são fundamentais nessa operação. Aqui em Angra dos Reis, a prefeita Conceição cobra, exige e ela está certa. Que Angra continue a prosperar e conte comigo para me dedicar e fazer as parcerias que for preciso pra gente avançar - garantiu o governador Pezão.

Abordado rapidamente por jornalistas, o governador Pezão adiantou que retomou as negociações com o município para resolver o impasse que existe na relação da Companhia Estadual de Água e Esgotos (Cedae) com o município. Pezão admitiu a possibilidade de ceder a operação de abastecimento e distribuição de água ao município e prometeu agendar um encontro da prefeita de Angra, Conceição Rabha, com a direção da Companhia para tratar do assunto. A intenção da Prefeitura de Angra é assumir toda a operação de água na cidade, por meio do seu Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae).

Participaram também da cerimônia de entrega da nova delegacia, o titular da 166ª DP, delegado Francisco Benitez, o comandante do 33º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Paulo Roberto, o deputado federal Fernando Jordão, secretários municipais e lideranças comunitárias e de organizações de luta pelos direitos da mulher na cidade.