Angra dos Reis completa 513 anos

Festa teve corte de bolo, queima de fogos e muita paz

06 de janeiro de 2015
A cidade de Angra dos Reis completa hoje 513 anos e a população está desde a noite de ontem, dia 5, em comemoração pela data. As festividades organizadas pela Prefeitura de Angra começaram à noite na praça Zumbi dos Palmares e na sede do Governo Municipal. A chuva forte que caiu sobre o município desde a tarde afastou algumas pessoas mas não impediu a realização da parte cultural do evento, inclusive a apresentação das folias de Reis e o tradicional corte do bolo no prédio da Prefeitura.

- É uma alegria poder abrir as portas da Prefeitura e receber a folia de Reis. O povo de Angra merece um ano de muitas conquistas e sucesso. Essa chuvinha de hoje veio abençoar ainda mais a nossa cidade e o povo está aqui para comemorar nesta noite linda - disse a prefeita Conceição Rabha.

Parte da programação, que seria na praça Zumbi dos Palmares foi adiada. Na praça Nilo Peçanha houve a apresentação das Folias de Reis 'Luz Divina', 'Divino Esplendor', 'Estrela Guia', 'João Alves e Filhos' e dos Irmãos Moreira. Essa é uma tradição. Na porta da Prefeitura, as folias pediram para entrar e cantaram. A Banda Jardim Sarmento, outra manifestação cultural de tradição na cidade, apresentou uma tocata com os hinos nacional e da cidade. A prefeita Conceição abriu as portas do Palácio Raul Pompeia exatamente à meia noite, dando início a uma linda queima de fogos, que foi o ponto alto da noite.

Em seguida ao show pirotécnico, houve o corte do bolo doado pelo supermercado MultiMarket. No bolo havia dois prêmios: uma aliança e uma moeda. Diz a tradição que quem acha a aliança tem sorte no amor, e quem encontra a moeda terá fortuna para o ano novo.

- A gente fica aqui na esperança de achar a moeda né?! Todo mundo quer ter prosperidade esse ano e tomara que a nossa cidade também tenha - disse a servidora pública Marta de Souza que, todos os anos, participa da comemoração.

Angra dos Reis foi descoberta em 6 de janeiro de 1502, dois anos após a chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Coube ao navegador Gonçalo Coelho o relato da descoberta de um local com muitas ilhas, montanhas, rios e verde. Era uma angra, uma enseada largamente aberta. E como era o dia dos Reis Magos, a localidade recebeu o nome de Angra dos Reis. Assim começava a história de uma das cidades mais bonitas do Brasil, um dos principais destinos turísticos do país.

Café da manhã comunitário no Morro do Carmo
Nesta terça-feira pela manhã, em continuidade à programação do aniversário, houve alvorada festiva com a Banda Jardim Sarmento, a partir das 6h na praça da Igreja Matriz, no Centro. Os músicos seguiram em cortejo até a praça 6 de Janeiro, no Morro do Carmo, onde o presidente da Fundação Cultural de Angra, Délcio Bernardo, e a Folia de Reis Luz Divina aguardavam a população para um café da manhã comunitário. Participaram do hasteamento das bandeiras, o tenente coronel PM Paulo Roberto, o vice-prefeito Leandro Silva e o morador José Mário Plácido. Logo em seguida, ao som da folia de Reis, todos iniciaram o dia.

- A população de Angra e nós que tivemos ainda o privilégio de nascermos aqui, temos que ter orgulho da nossa cidade. É uma das mais bonitas do Brasil, com povo trabalhador e honesto. É uma honra comemorarmos hoje esse aniversário aqui no morro do Carmo, ao lado da comunidade - disse o vice-prefeito Leandro Silva.

O presidente da Fundação Cultural destacou ainda a presença de dois símbolos importantes da cultura da cidade, sempre valorizados nas programações de aniversário e do calendário de eventos do município.

- Ter dois ícones da tradição angrense neste café da manhã é um orgulho. A Banda Jardim Sarmento e a Folia de Reis são dois patrimônios culturais de nossa cidade. É uma alegria festejar o aniversário com esse encontro tão significativo - comemorou Délcio Bernardo.