Atividades e informações sobre o meio ambiente
Palestras com atletas, concurso estudantil de música ecológica e explicação sobre a vida marinha

As convidadas especiais, as gêmeas Cláudia e Kátia Alencar, ex-atletas da seleção brasileira de remo e polo aquático, deram uma palestra contando um pouco do projeto da travessia Angra X Rio com canoa oceânica.
As atletas contaram de suas experiências esportivas e de como o esporte é influenciado pelo meio ambiente. Animadas e emocionadas com o projeto, cujo nome é Remar para Preservar, elas apresentaram a equipe que as acompanhou durante todo o percurso. Durante o trajeto, amostras de águas foram recolhidas para análise; assim, eles monitoraram a qualidade das águas da baías da Ilha Grande, Sepetiba e Guanabara. Cláudia e Kátia chegam ao Rio hoje, 5, Dia do Meio Ambiente.
As atividades continuaram para a garotada, que lotou o CEA no sábado
O CEA ficou pequeno para tantos estudantes. No sábado, 2, houve o Concurso de Música Ecológica Estudantil – apresentação e eliminatória. Foram três escolas participantes: E.M. Professora Tânia Rita, do Belém, E.M. Coronel João Pedro de Almeida, do Camorim e Colégio Jean Piaget, do Parque das Palmeiras. Cinco bandas cantaram músicas com temas de ecologia, preservação e sustentabilidade.
Através de um corpo de jurados técnicos, os alunos foram avaliados pela harmonia e letra da música.
Classificação:
1º lugar
Banda Eco Reggae, do Colégio Jean Piaget, com a música “Mundo reggae”.
&
Banda C9, da E.M. Coronel João Pedro de Almeida, com a música “Conscientização”.
2º lugar
Banda Nossa Geração, do Colégio Jean Piaget, com a música “A voz da natureza”.
&
Banda Os Idealistas, do Colégio Jean Piaget, com a música “Ecologia”.
3º lugar
Banda Os polivalentes, da E.M. Professora Tânia Rita, com a música “Natureza é vida”.
O Projeto Costão recebeu crianças para explicar sobre a importância da preservação da vida marinha
Na segunda-feira, 4, a programação seguiu com o Projeto Costão, na Praia do Clube Náutico, na antiga Vila da Petrobras. Crianças do 1º e 2 º anos, alunos da Escola Municipal Lauro Travassos, na Caputera, assistiram a uma aula sobre a vida marinha e seus organismos.
Os estudantes interagiram o tempo todo, interassados em aprender. A coordenadora do projeto, Monica Correia, falou da importância de ensinar a preservar desde cedo. “Com a aula prática, os alunos aprendem se divertindo”, disse ela. O mergulhador trouxe alguns exemplares marinhos como caranguejos, estrelas do mar e ouriços, entre outros. Com olhos de curiosidade e espanto, todos queriam tocar e saber mais sobre aquelas “esquisitas” criaturas.