Angra ganha pela terceira vez o Dia do Desafio

Pelos dados técnicos do Sesc SP, Angra teve 40,20% da população fazendo alguma atividade física

05 de junho de 2012

Mais uma vez boa parte da população angrense respondeu positivamente ao chamamento para que ela se exercitasse pelo menos 15 minutos no Dia do Desafio, evento internacional de conscientização sobre a importância da atividade física e da regularidade de hábitos saudáveis, que ocorre anualmente em milhares de cidades ao redor do mundo. Angra dos Reis se mobilizou mais uma vez, e pela terceira vez em oito edições do Dia do Desafio a cidade ganhou a competição, desta vez, na disputa contra o município cearense de Pindoretama.
 
Pelos dados técnicos do Sesc (Serviço Social do Comércio) São Paulo, que coordena o evento no Brasil, Angra teve 40,20% da população fazendo alguma atividade física na última quarta-feira, 30, contra 11,87% da cidade cearense de Pindoretama. Angra já havia vencido o Dia do Desafio nos anos de 2008 e 2010. A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, por mais um ano, programou várias atividades que fizeram muita gente se exercitar em diversos bairros e comunidades da cidade, além das ações carros-chefe da agenda. Entre elas, a que foi centralizada na Praça do Porto, com atividades ao longo do dia com recreação, esportes radicais, apresentação das escolinhas de ginástica artística, capoeira e aulas de jump step, aeroboxe para a terceira idade.
  
Outros dois pontos altos e importantes da programação foram o aulão de artes marciais, ao ar livre, em plena Rua do Comércio, que reuniu centenas de alunos e praticantes das principais academias de Angra, nas modalidades do caratê, tae kwondo, capoeira, muai thai, kobu do e tai su do. E ainda o aulão de aeroboxe para mais de 300 alunos do Colégio Naval. Dezenas de colégios municipais, estaduais e particulares também fizeram seus alunos se exercitarem na prática de algum esporte em seus pátios e quadras. E a criançada do PEC (Programa de Esportes para Crianças) e adultos e idosos do PAC (Programa de Ação Corporal), no caso das escolinhas de esporte da prefeitura, em vários polos espalhados pelo município, se mexeram e praticaram algum exercício ou tiveram atitudes saudáveis no Dia do Desafio na última quarta-feira.
 
Com a notícia da vitória de Angra, a secretária de Esporte e Lazer, Juliana Dayube, era só sorriso pela conquista. “Estamos muito contentes com o resultado e pelo tricampeonato de Angra no Dia do Desafio. Agradeço demais à população, que participou e atendeu ao nosso chamado pela prática de exercícios e de atos saudáveis em favor da saúde. Também agradeço muito à equipe da secretaria, que trabalhou intensamente para que tudo corresse bem; aos professores, aos colégios, aos mestres das artes marciais, aos homens da Defesa Civil que participaram com a orientação nos esportes radicais, enfim, a todo mundo que de uma forma ou outra fez Angra vencer mais um Dia do Desafio”, disse euforicamente a secretária Juliana Dayube.