Prefeitura investe nos cais da Ilha Grande

Até o final deste ano mais quatro unidades serão entregues à população

04 de novembro de 2015
A Prefeitura de Angra, por meio de Secretaria de Pesca e Aquicultura e da por meio da Subprefeitura da Ilha Grande, ligada à Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos, vem desenvolvendo um serie de manutenções e reformas nos cais da Ilha Grande. A ação chega às principais praias e conta também com melhorias de algumas passarelas e vias. Alguns reparos foram feitos com mão de obra própria e muitas destas melhorias eram aguardadas há anos pelos ilhéus, que dependem dos cais para trabalhar e estudar. Mais de um milhão foram investidos nos cais do município, desde o começo do governo.

Em 2013 os trabalhos de reformas já começaram com o reparo do cais do Bananal e o da Praia Grande de Araçatiba, muito aguardada pelos moradores e profissionais do setor da pesca.

No ano passado, as ações se intensificaram e as melhorias chegaram ao cais de Freguesia de Sant‘ Ana, com a retirada das estacas (pilares), que interditavam o acesso ao cais de desembarque. Na época também foi realizada a recuperação de duas passarelas da Praia do Bananal e a execução de 140m de calçada de concreto em servidão na Praia da longa. O cais de Japariz foi reforçado, com cravação de sete estacas e foi reformado, recebendo 50% da estrutura de piso novo. Toda a saia, escadas de acesso e estrutura foram reformados no cais de Araçatiba, onde também foram instalados dois bancos de 5m cada. O cais de Palmas recebeu reparos e 30% de seu piso e estrutura foram trocados.

Neste ano, as melhorias continuaram nos cais na Ilha Grande. Algumas obras estão em andamento e outras já foram licitadas. No começo deste ano, as passarelas de pedestre da Praia da Longa receberam reparos e a estrutura e piso que estavam danificados foram trocados.

O cais do Saco do Céu (em frente à Escola) está recebendo reformas na estrutura, piso, saia e escada. A passarela, uma com 40m de comprimentos e a outra com 9m, receberam pisos e corrimãos novos. O acesso à estrutura também está sendo revitalizado, com mais 100m de comprimento.

As obras do cais do Provetá, também continuam. O local ganhará uma área de 200m² para reparos das redes de pesca, além da reforma de toda a saia, estrutura e escada de acesso. Ambas as reformas estão previstas para serem entregues no final deste mês.

Esta semana começou a reforma no Cais de Matariz, muito aguardada pelos moradores. Toda a estrutura será trocada: piso, saia, escada e verdugo. A obra ainda conta com o acréscimo de dois bancos de 5m cada e iluminação nova. O cais do Saco do Céu (próximo à Igreja) já foi licitado e os trabalhos estão previstos para começar no dia nove de novembro. Estes dois cais têm previsão de entrega ainda este ano.