Escola da rede realiza a Semana da Juventude

Encontro debateu temáticas presentes diariamente na vida dos jovens

04 de novembro de 2015
A Prefeitura de Angra, por meio da Escola Municipal Coronel João Pedro de Almeida, no Camorim, realizou, do dia 26 a 29 de outubro, a Semana da Juventude. O objetivo foi auxiliar os jovens na busca por respostas e mais informações sobre temas de seu universo, construindo práticas pedagógicas mais assertivas, de modo a dar à escola um caráter preventivo em suas ações educativas.

Dentre as temáticas abordadas no encontro estavam as questões sobre sexualidade, focando o funcionamento do corpo, as relações de afetividade, as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e drogas (lícitas e ilícitas, conceitos, causas e consequências); violência, conceito e diferentes formas (física, psicológica e simbólica), trazendo principalmente a questão do “bullying”, que é recorrente nas escolas; meio ambiente, consumo sustentável; mercado de trabalho, incluindo orientação vocacional; diversidade e identidade racial.

Segundo a pedagoga da unidade, Cláudia Alice, a ideia surgiu a partir da percepção da escola sobre a importância de desenvolver um trabalho mais organizado, com palestras, vídeo debates, oficinas, rodas de conversa entre outras atividades, que abordasse esses temas e envolvesse os alunos, proporcionando uma aprendizagem mais dinâmica e prazerosa.

- Há algum tempo os profissionais da escola, professores, pedagogos e demais funcionários vinham percebendo que alguns assuntos eram, de forma recorrente, trazidos à tona pelos alunos, demonstrando ser de interesse e fonte de preocupação deles. A participação efetiva desses estudantes e as avaliações feitas por eles após o evento nos fez acreditar que esse encontro foi uma ação assertiva – frisa Cláudia.

As diversas atividades foram desenvolvidas primeiramente pelos docentes em sala de aula, e, posteriormente, houve a participação de convidados de diferentes áreas, como Senai, Cefet, Cultuar, CEA, Polícia Militar, Capsi, Secretaria de Educação, Defesa Civil, entre outros. A Escola Municipal Coronel João Pedro de Almeida atende alunos do 6º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).