Conselho de Turismo discute folheteria e temporada de navios

Novos materiais de promoção da cidade foram apresentados aos conselheiros

04 de novembro de 2015
Os conselheiros municipais de Turismo de Angra discutiram na semana passada, durante a reunião ordinária do mês de outubro, o início da temporada de navios do período 2015/16 e a elaboração de novas peças de promoção da cidade (folheteria). A reunião do Conselho Municipal de Turismo (ComTur) foi no dia 29 de outubro, na sede da Fundação de Turismo de Angra (TurisAngra), com a presença de bom número de conselheiros e a participação do gestor do Parque Estadual da Ilha Grande, Sandro Muniz, e do subprefeito da Ilha Grande, Ivan Marcelo Neves. Entre outros temas debatidos estiveram a correção dos valores das taxas turísticas do município e a eventual criação do Fundo Municipal de Turismo.


A reunião foi conduzida pelo presidente da TurisAngra, Klauber Valente. Sobre o andamento da regulamentação do fundo de turismo, o presidente destacou que a proposta está em análise na Procuradoria-geral do Município (PGM), a quem caberá a orientação jurídica da questão. Sobre a correção de valores das taxas turísticas, que estão defasadas há vários anos, os conselheiros foram informados por Klauber Valente que a primeira taxa a ser corrigida será a tarifados ônibus.

— A TurisAngra ainda não é autossustentável e por isso estamos investindo em arrecadação. Todas as taxas de turismo da cidade estão defasadas ou sequer são cobradas de fato. Precisamos mudar isso. A alteração da taxa do ônibus turístico já está em análise na Câmara Municipal, com entendimento da maioria dos vereadores de que é necessário corrigir. Hoje o valor de R$ 30,00 por veículo é muito inferior ao que é cobrado em cidades com o mesmo potencial de Angra ou até menos atrativas. Feita a correção, vamos usar o valor arrecadado para melhorar a infraestrutura e prestar serviços com mais eficiência — disse Klauber Valente.

Os conselheiros também puderam conhecer e dar sugestões sobre os novos materiais de divulgação sugeridos pela TurisAngra para a cidade. O novo kit de folheteria e materiais é composto por seis peças gráficas: um showcase com informações de todo o município; dois folders e dois mapas, com especificidades do continente e da Ilha Grande; e o calendário de eventos turísticos e culturais.

A conselheira Daniela Milan aprovou a nova folheteria da TurisAngra, mas tanto ela como outros conselheiros, fizeram observações que serão levadas em consideração na produção da arte final das peças.

— O material ficou muito bom, mas acho que a TurisAngra deveria também divulgar e destacar outros lugares da Ilha Grande e não só a Vila do Abraão. No Abraão, o turismo já é consolidado e entendo que a Fundação também tem que fomentar o turismo nas vilas menores, até para tirar a sobrecarga que acontece lá — disse a conselheira, que é empresária de turismo na Ilha Grande.

Outro ponto debatido na reunião foi a pesquisa feita na Vila do Abraão, para saber a opinião dos moradores e comerciantes sobre os navios transatlânticos que desembarcam turistas durante a alta temporada. A pesquisa foi coordenada pela TurisAngra e realizada com apoio de discentes da UFRRJ, UFRJ e Senac. A pesquisa apontou que 61,94% dos pesquisados é favorável aos navios, 32,08% são contrários e 5,98% são indiferentes. Dentre os dados apresentados, também destaca-se que mais de 80% dos entrevistados entendem que a TurisAngra tem que oferecer banheiros para os turistas que desembarcam na Vila.

— Realizamos uma pesquisa qualitativa com custo zero, usando a capacidade profissional dos nossos servidores e o apoio de estudantes voluntários de universidades federais renomadas. Para essa temporada, a previsão é recebermos cerca de 50 navios de diversas operadoras. Com base nessa pesquisa vamos nos preparar para que tenhamos um melhor receptivo para o turista e evitar impactos negativos aos moradores e comerciantes do Abraão — disse Klauber Valente, presidente da TurisAngra.