Olimpíadas: turismo de Angra define estratégias de promoção

TurisAngra promove reunião entre empresários de Angra e do Rio, junto com a RioTur

04 de setembro de 2015
As Olimpíadas do Rio de Janeiro serão uma excelente oportunidade de negócios para o setor de turismo de Angra dos Reis. Mas é preciso estar organizado e atuante para não perder a chance. Para convencer os empresários sobre a importância do evento e iniciar uma estratégia de negócios envolvendo os Jogos Olímpicos, a Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) levou um grupo de empreendedores angrenses para um encontro com a empresa pública de turismo da cidade do Rio de Janeiro, a RioTur. A reunião foi nesta quarta-feira, dia 2, com as presenças do presidente da TurisAngra, Klauber Valente, e do subsecretário municipal de Turismo do Rio, Philipe Campello.

Parte dos empresários de Angra são integrantes da recém-criada Associação das Agências de Turismo de Angra (Atar) e conheceram a programação que a Riotur está organizando para o período olímpico. Os empreendedores debateram estratégias para vender os produtos turísticos de Angra dos Reis e da Ilha Grande para os turistas que vierem para o evento.

De acordo com o subsecretário Philipe Campello, o município de Angra dos Reis tem um enorme potencial para lucrar com o público que estará na capital para a Olimpíada. Muito receptivo à ideia, ele deu aos empresários e à própria TurisAngra indicações positivas sobre como captar turistas que estarão na cidade do Rio de Janeiro durante o período das Olimpíadas e das Paraolimpíadas.

- O município do Rio de Janeiro já está com lotação máxima nos meios de hospedagem para os jogos. Os municípios do interior vão se beneficiar com o evento, e Angra dos Reis tem atrativos turísticos ótimos. Se for realizado um bom trabalho pelos empresários, será fácil vender o destino para os turistas que virão para a capital acompanhar os jogos. Para isso. tem que haver união dos empresários e apoio do poder público - disse Philipe Campello.

O presidente da TurisAngra, Klauber Valente, avaliou como positivo o encontro e ficou otimista quanto à perspectiva de público que poderá vir a Angra durante a Olimpíada. Mas ressaltou que a principal tarefa é dos meios de hospedagem, que devem elaborar roteiros adequados para atrair os visitantes. A TurisAngra e a RioTur levarão os empreendedores de Angra para o contato direto com as grandes agências de turismo da cidade do Rio e, daí em diante, os próprios empresários farão negócios.

- Essa união que estamos construindo entre os empresários do trade turístico de Angra e a cidade do Rio de Janeiro permitirá que o setor lucre o máximo possível com os Jogos Olímpicos. O trabalho da TurisAngra é fomentar essa articulação entre os empresários e dar suporte à segurança dos turistas. Angra dos Reis e a Ilha Grande são ótimos produtos turísticos e vamos aproveitar essa oportunidade - garantiu Klauber Valente.

Cipriano Feitosa, vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo, explicou que o trade já definiu quais serão os próximos passos que os empresários deverão dar. Basicamente, a elaboração de roteiros para comercialização.

- Temos que buscar a união dos empresários para trazer os turistas para Angra. A estratégia é preparar roteiros de visita com variações de destinos e períodos. Vamos elaborar pacotes que contemplem toda a cidade e mostrem ao turista a diversidade de atrativos que temos em Angra. Esses pacotes, depois de finalizados, serão entregues nas maiores operadoras de turismo da cidade do Rio de Janeiro, que farão as vendas para os turistas - detalhou Cipriano.

Também participaram da reunião os empresários Fabiano Marques (Angra dos Reis Turismo), Eduardo Miller (Doce Angra), Ulisses Miller (Angra Way) e Jorge (Angramar).