Alunos com deficiências participam dos Jogos Especiais

Evento realizado pela Secretaria de Esporte estimula a inclusão social de dezenas de crianças

04 de setembro de 2015
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, realizou na manhã desta quinta-feira, 3, no Estádio Municipal Jair Toscano de Brito, a edição dos Jogos Especiais 2015, uma grande competição disputada por pessoas com diversos tipos de deficiências.

Com muita empolgação, os competidores participaram nas modalidades atletismo, chute a gol, arremesso a cesta, ziguezague livre, caminhadas, corridas, lançamento de pelota, arremesso de peso, salto em distância e futebol. O secretário de Esporte, Luís Gustavo Soares, acredita que o esporte é hoje a maior ferramenta de inclusão e transformação social do mundo.

- É muito gratificante fazer um evento como este e fazer com que essas crianças sejam lembradas por todos na prática da atividade física, pois todos nós temos sempre o que fazer em educação física. Parabenizo todos os profissionais da área pelo maravilhoso trabalho desenvolvido. Só com o envolvimento de todos, seja em casa ou na escola, é que essas pessoas superam os desafios de toda uma vida. Esporte é vida e alegria, e é isso que esses atletas estão nos passando neste momento - enaltece Gustavo.

Participaram cerca de 150 alunos das escolas adaptadas: Escola Municipal de Educação de Surdos (Emes), Sociedade Pestalozzi, Escola Municipal para Deficiente Visual (EMDV), Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD), Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev), Associação Angrense de Deficientes Físicos (AADEF), Programa de Atividades Físicas, Esportivas e Especiais (Pafee), Colégio Estadual Dr. Artur Vargas (Ceav), Ciep 055 João Gregório Galindo e Jean Piaget.

Dois momentos importantes marcaram a participação dos alunos especiais nos jogos e emocionaram todos os presentes: o acendimento da chama olímpica, feito pelo atleta Giliardi Ramalho, da Pestalozzi; e a leitura do juramento em Braile, feita pela aluna da Apadev, Maria Vitória. A professora de Educação Física do Ciep 055 João Gregório Galindo, Ana Rosa Aguiar, que acompanhou os alunos nos jogos, explicou como é feita a inclusão na unidade escolar.

- A inclusão na escola significa a capacitação e a qualificação dos alunos para uma vida social, e esse evento é muito importante para a socialização e a integração com outras pessoas. Dentro da escola eles participam de todas as atividades esportivas, não há atividades específicas para eles. Tudo eles conseguem fazer, claro, dentro das suas limitações. Eles participam de todos os jogos que os nossos alunos sem deficiência praticam e nós buscamos adaptar esses jogos para os nossos alunos especiais. Essa é a importância da colaboração dos alunos que não têm deficiência para com os especiais e é o que faz com que todos eles cresçam - ressalta Ana.

Na ocasião, a professora Andréa Portugal recebeu do secretário de Esporte uma placa como forma de homenagem pelo trabalho comprometido junto à coordenação dos jogos especiais do Pafee. Andréa se destaca também pelo honroso trabalho desenvolvido durante anos na Apae, fazendo com que os atletas especiais de Angra tenham a oportunidade de participar da Olimpede, o maior evento esportivo para os portadores de necessidades especiais realizado pelos governos federal e estadual.