Esportistas celebram Semana do Meio Ambiente

Irmãs gêmeas, ex-atletas da Seleção Brasileira de remo, participam de travessia da Baía de Angra

04 de junho de 2012

Esportistas e populares brindaram a Semana do Meio Ambiente em Angra com pedaladas e remadas para exaltar a importância de se preservar a natureza. Os eventos aconteceram neste fim de semana, com um passeio ciclístico da Praia da Chácara a Costeirinha, no sábado, 2, com cidadãos que acreditam que a prática de exercício é um meio de se buscar uma melhor qualidade de vida, e não poluição do ambiente e um passeio de canoagem pela Baía de Angra, no domingo, 3, com o esporte sendo praticado, tendo a natureza como cenário, na junção perfeita numa ação pró meio ambiente.
 
O passeio ciclístico, na qual os participantes eram na sua grande maioria amadores, contou com a presença do atleta e presidente da Associação de Ciclismo de Angra dos Reis, Hélio Sur, que prestigiou o evento. O tempo bom, com sol de fora, criou um ambiente ainda mais propício para a prática saudável de pedalar. O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Mário Sérgio da Glória Reis,pegou sua bike e pedalou até a Costeirinha e mostrou que habitual praticante do ciclismo, não só pela desenvoltura no pedal, como pelos equipamentos e indumentária que usava.
 
No domingo, com o tema “Remar para Preservar – Oceanos sem Resíduos”, a praia do Colégio Naval foi ponto de concentração dos atletas da Acoar (Associação de Canoagem Oceânica de Angra dos Reis) e de alunos instituição militar, que deu apoio ao evento, inclusive com a presença do capitão de mar e guerra Márcio Pereira Rippel, comandante do Colégio Naval. Cerca de 50 pessoas participaram da ação unindo canoagem e natureza, que remaram aproximadamente 30 caiaques, alguns duplos, um stand up, uma canoa polinésia, e um remo, que foi conduzido pelasirmãs gêmeas Cláudia e Kátia Alencar, ex-atletas da Seleção Brasileira de remo e pólo aquático.
 
Remando pela Baía de Angra, eles foram deslizando pelo mar até as Ilhas Cataguases e fizeram um abraço simbólico em um dos cartões postais da cidade, como forma de reverenciar o meio ambiente. O presidente da Acoar, Marcelo Lopes, e a secretária de Esporte e Lazer, Juliana Dayube, se incorporaram ao grupo de canoístas e também remaram em prol da natureza. Mas o desafio maior ficou por conta das irmãs Cláudia e Kátia, ativistas ambientais, com o ideal de que o esporte pode caminhar ou remar junto com a preservação da natureza, enfrentaram uma verdadeira maratona aquática e remaram das Ilhas de Cataguases até a Enseada de Botafogo, na Escola Naval, no Rio de Janeiro, passando pelas baías da Ilha Grande, Sepetiba e Guanabara. Durante o percurso, as remadoras colheram amostras das águas das três baías, que serão analisadas em laboratório, para saber qual delas está mais preservada. As atletas tiveram a companhia do veleiro Mar de Órion, que acompanhou as irmãs durante toda a travessia.