Festa do Bonfim e festas religiosas animaram o feriado

Programação religiosa, cultural e esportiva das festas católicas foram opções de lazer no município

04 de maio de 2015
“Maio noite de quermesse, domingo tem prece lá no mar, pau de sebo na areia, samba de sereia cai no mar. Barcos vão em procissão na reza uma canção no rumo da igrejinha no meio do mar..“ são com nesses versos que a Festa do Bonfim está eternizada na música de Carlos Rabha e PC Castilho, do grupo angrense Zangareio. E assim como na melodia, o feriado da festa, que começou dia 30 de abril e seguiu até ontem, 03/05, foi de muita comida típica, shows, missas e procissões. A Festa histórica teve seu resgate a partir de 2013 e nessa edição contou com apoio da Prefeitura de Angra por meio da Fundação Cultural (Cultuar), secretaria de Esportes e Lazer e Superintendência de trânsito.

- Fizemos uma festa muito bonita. O bom tempo trouxe mais público que esperamos. Sem dúvida alguma a festa cresceu esse ano e superou as nossas expectativas - anunciou o presidente da Associação dos Moradores do Bonfim, Delmo Oliveira.

A programação religiosa teve o início na própria quinta-feira, com o Tríduo, que preparava a comunidade católica para a celebração de Nosso Senhor do Bonfim. Ainda na programação religiosa, a missa no domingo pela manhã levou centenas de fiéis á Ermida do Bonfim. No cais, reformado ano passado, pela secretária de Obras, a fila começou no domingo logo cedo, após o café comunitário.

- Sou moradora do Bonfim e venho todos os anos. É uma alegria frequentar a igrejinha e ver ela toda cuidada e cheia para a missa. Vou a missa agora cedo e de tarde volto para procissão - disse a dona Maria das Dores de 65 anos durante a travessia.

A programação cultural foi eclética para atingir todos os púbícos. Na quinta a Banda Católica Petrus louvou a Deus num show que durou mais de 3h. Já a sexta foi o dia da partido alto com os grupos Sussura e Só um Lance. O sábado foi animado pela Banda Kulha com o melhor do Pop Rock dos anos 80 e 90. Já o domingo ficou com o forró da Banda Sonorus.
Sob o comando da Secretaria de esportes, o domingo também foi dedicado á programação esportiva com circuito de biathon, canoagem e futvoley na praia do Bonfim.

São Jorge celebrado na Banqueta e São José Operário no Village

O final de semana foi realmente de programação religiosa. Enquanto no Village, em Jacuecanga, a Paróquia Santíssima Trindade celebrava São José Operário, o Bairro da Banqueta recebeu a missa alusiva ao dia do santo guerreiro.

Em Jacuecanga a festa começou no dia 22 de abril com a novena e seguiu até o dia 01 de maio, dia do trabalhador. Nem mesmo a chuva atrapalhou as centenas de fieis que seguiram á Igreja pedindo bênçãos ao santo padroeiro dos trabalhadores e patrono da Igreja católica. Ao final da Santa Missa o ponto alto: a benção das carteiras de trabalho para trabalhadores e desempregados.

Já no domingo, 03, uma procissão com cavalgada reuniu mais de 100 cavalheiros e amazonas, além de carros e motos na procissão de São Jorge. Percorrendo as ruas da Japuíba, fies seguiram para a Igreja da Banqueta onde após a missa, celebrada pelo Padre Cícero, os presentes foram convidados para o almoço comunitário, que seguiu a tarde toda com shows de forró.