Ligações para o Samu passam a ser gravadas

Medida tem objetivo de coibir trotes representam 80% das ligações

04 de fevereiro de 2014
A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, implantou um sistema eletrônico na central de chamadas - 192 - do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para que trotes possam ser coibidos e os autores descobertos, através dos identificadores de chamadas. A equipe também conta com handset#39;s (fone com microfone acoplado) para que as ligações sejam atendidas perfeitamente.

- Ano passado, quando iniciamos a nossa gestão, encontramos o serviço do Samu todo desestruturado e, apesar das dificuldades iniciais, estamos conseguindo efetuar melhorias. A gravação das ligações é de suma importância, pois demonstra transparência no serviço e também ajuda na identificação de pessoas que efetuam trotes à central. O serviço de emergência recebe aproximadamente 600 ligações diárias e 80% delas são trotes. Isso prejudica o trabalho, pois enquanto uma equipe está atendendo um falso pedido, outro cidadão, que realmente necessita do serviço, acaba por ter uma demora no atendimento - explica Carlos Vasconcellos, secretário de Saúde do município.

Com a gravação da solicitação do cidadão e a identificação do número do aparelho, quem for flagrado praticando trote poderá sofrer sanções penais.

- Estamos investindo na saúde do município e não podemos deixar que este fator atrapalhe o andamento de nossos serviços - diz o secretário.

Segundo o Art. 266 do Código Penal, interromper ou perturbar o serviço telefônico é crime, e o infrator poderá incorrer em pena de detenção de um a seis meses ou multa; e o presente artigo se enquadra em qualquer caso e vítima.