Balanço da Coleta Seletiva de 2013

Recolhimento de lixo reciclável e tóxico aumentou

04 de fevereiro de 2014
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos, dispõe de quatro pontos para o recolhimento de resíduos específicos, sendo um itinerante, além do recolhimento de entulhos dos bairros, pelas Regionais. No ano passado houve um aumento, no recolhimento desses materiais, significativo para o município. Este ano, a prefeitura pretende intensificar os trabalhos dos Ecopontos e dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV).

Foram recolhidos mais de 27 mil unidades de material tóxico (lâmpadas, pilhas, baterias, lixo eletrônico), cerca de cinco mil litros de óleo vegetal e lubrificante e aproximadamente nove toneladas de resíduo reciclável (plástico, vidro, papel, alumínio).

Em 2013, mais de 14 mil pneus deixaram de ser jogados no meio ambiente. O Ecoponto Pneu e Lixo Tecnológico recolhe e destina o resíduo para uma empresa especializada, que tritura a borracha e a reutiliza para outros fins. O material reciclável é entregue para as cooperativas de lixo, que separam por tipo e comprimem para revender ou reutilizam em artesanatos. O óleo lubrificante é entregue a uma empresa que processa o líquido e revendem para ser reutilizados; o óleo de cozinha também é transformado, ele vira um excelente sabão em barras ou líquido, podendo ser usado para lavar roupa, louça, piso, etc.O lixo tecnológico, que é mandado também para uma instituição especializada, separa os seus componentes e os destina para o reaproveitamento.

Os PEVs itinerantes vão até os bairros para facilitar o descarte apropriado desses tipos de resíduos. Ele tem um cronograma fixo e atente dois bairros por dia, um na parte da manhã e o outro à tarde. Neste ano a novidade é o PEV Itinerante nas sextas-feiras, que funcionará de manhã, no bairro do Bonfim. A iniciativa visa ampliar os pontos de entrega e ficar mais próximo do munícipe.

O governo municipal está fazendo a sua parte e precisa do apoio de todos os munícipes e empresas para aumentar ainda mais o recolhimento de resíduos recicláveis e tóxicos.

ECOPONTOS E PEV ITINERANTE

O Ecoponto Pneu e Tecnológico funciona na rua Coronel Otávio Brasil, n°253, Balneário, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. O material é devidamente destinado à Associação Reciclanip, que o transforma em grânulos de borracha para a reciclagem do produto. No mesmo Ecoponto também é recolhido o lixo tecnológico (computadores, TVs, eletrodomésticos etc).

O óleo lubrificante das embarcações também é uma preocupação. O Ecoponto Óleo Lubrificante destina esse material para uma empresa qualificada, que faz o refino desse resíduo. O posto de recolhimento fica no Cais da Manivela, no Centro, e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h.

O PEV funciona na Alameda dos Pescadores, S/N, no Cais do Carmo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 15h30. Esse posto recolhe pilhas, baterias, entulho, óleo vegetal, plástico, papel etc. Além de receber o lixo reciclável e resíduos poluentes, o PEV também atua no acompanhamento do transbordo dos resíduos vindos das ilhas.

O PEV Itinerante funciona nos bairros, recebendo recicláveis e resíduos poluentes (pilha e bateria). O serviço funciona de segunda a sexta-feira em dois horários, na parte da manhã, das 9h às 11h30, e na parte da tarde, das 14h às 16h30.

Cronograma do PEV Itinerante:

- 2° Feira
Manhã- praça Orlando Celestino da Silva - Camorim
Tarde - praça Chefe Cotta - São Bento
- 3° Feira
Manhã- rod. Rio Santos - prox. ao Mercado Multi Market da Ribeira
Tarde- av. Japorangra, prox. ao Túnel - Nova Angra
- 4° Feira
Manhã - av. Antônio Bertholdo da Silva Jordão - Monsuaba
Tarde- av. Conde Mauricio de Nassau - Jacuecanga
- 5° Feira
Manhã - rua São Sebastião - Frade
Tarde- est. Vereador Benedito Adelino - Encruzo da Enseada
- 6° Feira
Manhã- rua Pedro Eugênio de Oliveira- Bonfim
Tarde- Praça da Matriz - Centro