SPA do Frade passa por reformas

Obras incluem a parte interna e também a fachada da unidade

03 de dezembro de 2015
A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, objetivando melhorar a qualidade do atendimento médico e a organização funcional no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Frade, realizou algumas pequenas reformas na unidade. Para evitar o fluxo de pessoas nos corredores, foram instaladas divisórias para controlar o acesso à unidade, e a sala de espera foi reformada e reativada. As melhorias foram realizadas pela regional do Frade e pela Coordenadoria de Manutenção da Secretaria de Saúde, e solicitadas pelo Conselho Gestor de Saúde da unidade e pela Comissão de Saúde da Câmara, presidida pelo vereador Carlinhos Santo Antônio.

– Os corredores precisavam ser liberados para melhorar a qualidade do serviço prestado. Nesses corredores se encontram os consultórios médicos, sala de hipodermia, almoxarifado e expurgo. Alguns desses lugares são inapropriados para o movimento livre de pessoas – explicou a coordenadora da unidade, Janaína Dantas.

Além das divisórias instaladas nos corredores, a sala de espera, que estava inoperante, passou por reforma e foi reativada, evitando assim a necessidade de pacientes e familiares circularem nos corredores da unidade enquanto aguardam atendimento. Uma divisória também foi instalada para separar e diferenciar os serviços do Pronto Atendimento de Urgência e da Estratégias de Saúde da Família. A limpeza das pastilhas da fachada do prédio, assim como a pintura da unidade, também estão sendo efetuadas.

– A sala de espera foi recuperada para o seu propósito. Além disso, separamos com divisórias os serviços do Pronto Atendimento de Urgência e Estratégias de Saúde da Família, pois a unidade abriga ambos os serviços e isso, às vezes, causava uma confusão no paciente, que não sabia qual serviço estava procurando – concluiu Janaína.

A saúde é a pasta que mais recebe investimentos do governo, com cerca de 37% de sua receita destinada a ela. A administração municipal não vem medindo esforços para que, cada vez mais, o usuário tenha um atendimento de melhor qualidade.