Projetos de Angra na Saúde são reconhecidos pelo estado

Município foi o único a ter 3 trabalhos escolhidos em seminário estadual

03 de dezembro de 2014
Pelo menos três projetos da secretaria de Saúde de Angra dos Reis, coordenados pela Superintendência de Gestão Estratégica e Participativa, foram selecionados como destaque no primeiro Seminário Estadual de Gestão Estratégica e Participativa, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Entre todos os municípios do Estado, apenas a Prefeitura de Angra dos Reis teve três projetos escolhidos: o programa ‘Quero Ajudar‘, o Conselho Gestor e a ‘Ouvidoria ao Alcance de Todos‘, todos coordenados pela Secretaria de Saúde.

O reconhecimento fará com que o Governo do Estado use a experiência de Angra como modelo para a gestão em saúde de outros municípios. Os trabalhos foram avaliados por uma Comissão composta pelos componentes da Gestão Estratégica e Participativa da Secretaria de Estado de Saúde. Os critérios foram a relevância do trabalho para o território, o protagonismo na promoção da participação social e os impactos sociais que o trabalho tem trazido para a saúde das populações em situação de vulnerabilidade.

- É gratificante ver que estamos caminhando e elaborando projetos que estão contribuindo para a melhoria dos serviços à população angrense. Ter Angra dos Reis como a única cidade com três trabalhos selecionados nos faz ter a certeza de que devemos continuar o nosso projeto de gestão realmente participativa na Saúde. Conseguimos resgatar o Conselho Gestor e promovemos uma grande agenda para dezembro - explicou Clenilson Belo, superintendente de Gestão Estratégica e Participativa, da Secretaria de Saúde.

Os projetos reconhecidos pelo Governo do Estado foram estes:

CONSELHOS GESTORES
O conselho gestor é um grupo paritário, composto por 25% de membros da Saúde, 25% de prestadores de serviços e 50% de membros da população. Está sendo apresentado às comunidades em reuniões onde são discutidos problemas e soluções com quem vive no local e conhece de perto a realidade das unidades de saúde. Agenda do mês de dezembro: UPA (dia 9, horário a definir), Frade (dia 11, às 18h), Belém (dia 15, às 17h), Jacuecanga (dia 15, às 18h), Enseada das Estrelas (dia 15, às 19h), Campo Belo (dia 16, às 16h), Vila do Abraão (dia 22, às 19h), Encruzo da Enseada (dia 23, às 17h).

QUERO AJUDAR
O Quero Ajudar é um grupo composto por membros da Secretaria de Governo que atua nas unidades de emergência do município, orientando a população sobre os procedimentos realizados nestes locais. Com a implantação do projeto, o cidadão tem mais um canal de diálogo com a Secretaria de Saúde e pode sanar suas dúvidas.

OUVIDORIA AO ALCANCE DE TODOS
A Ouvidoria do SUS constitui-se em um espaço estratégico e democrático de comunicação entre o cidadão e a gestão da Secretaria de Saúde. Ligada diretamente à Gestão Estratégica e Participativa, por meio dela é possível oferecer denúncias, reclamações, elogios, críticas, sugestões e solicitar informações. A Ouvidoria do SUS, coordenada pela Secretaria de Saúde de Angra, passou a atuar também fora do espaço físico ocupado por ela e, com isso, criou-se mais uma forma de contato direto com o contribuinte. O cidadão pode acessar a Ouvidoria por meio do www.angra.rj.gov.br, pelo e-mail fusar.ouvidoriasus@angra.rj.gov.br, pelos telefones 3364-4844 ou 3365-2803 e também pelo serviço presencial, na rua Almirante Machado Portela, 85, Balneário.