Educação reúne profissionais da área infantil
Público é formado por professores, pedagogos e especialistas
03 de dezembro de 2014
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, realizou mais uma edição do Encontro de Profissionais da Educação Infantil Municipal (Epeim). Esta foi a quarta edição do evento que, desta vez, teve como tema “Compartilhando saberes e fazeres na educação infantil“. O Epeim acontece em todo final de semestre e desta vez foi realizado no Colégio Naval, com a participação de cerca de 400 profissionais de educação que trabalham diretamente com crianças de creche e pré-escola.
Segundo a gerente interina de Educação Infantil, Sônia Regina Vilela, esses encontros servem para socializar aquilo que as unidades de ensino da rede municipal estão fazendo durante todo o ano. Também proporcionam aos profissionais de educação infantil, a formação continuada, contribuindo com suas práticas pedagógicas.
- Gostamos de mostrar os trabalhos que as unidades conseguem desenvolver e produzir porque, por serem creches distantes, os profissionais acabam não conhecendo o trabalho do outro e essa interação é fundamental. A cada encontro percebemos que as pessoas se envolvem mais e que estão sempre aguardando este momento. A Secretaria de Educação, além de incentivar a formação, deve fornecer espaços para que as pessoas troquem experiências e interajam, cada uma com a sua realidade, com aquilo que consegue produzir e desenvolver com seus alunos - afirma Sônia.
A palestrante Rosana Gonçalves Torquette, pedagoga e especialista em educação, elogiou a iniciativa da prefeitura pelo grande momento de interação entre os profissionais que atuam na rede. O município tem 75 unidades de ensino, incluindo creches, e cerca de 23 mil alunos.
- São eventos como este que levam o profissional de educação a refletir sobre a sua prática. Parabenizo a Secretaria de Educação por essa iniciativa, que é extremamente importante para mudar algumas práticas do professor em sala de aula. Foi muito interessante refletir sobre como está a construção da proposta pedagógica hoje dentro das escolas. A educação infantil, há pouco tempo, passou a ser considerada a primeira etapa da educação básica, ou seja, passou a ter uma ação educacional. Agora ela é um espaço onde a criança vai ser cuidada, mas também é onde ela vai aprender. A escola precisa se preocupar em cuidar e educar de forma indissociável e pensar a proposta pedagógica com essa concepção educacional e não mais com a concepção existencialista que se tinha há pouco tempo - explica Rosana.
O Polo Musical Yumi Imanishi Faraci apresentou uma Cantata de Natal. Ao final do evento, como de costume, os profissionais de educação fizeram uma avaliação do encontro e receberam certificados de participação.
Segundo a gerente interina de Educação Infantil, Sônia Regina Vilela, esses encontros servem para socializar aquilo que as unidades de ensino da rede municipal estão fazendo durante todo o ano. Também proporcionam aos profissionais de educação infantil, a formação continuada, contribuindo com suas práticas pedagógicas.
- Gostamos de mostrar os trabalhos que as unidades conseguem desenvolver e produzir porque, por serem creches distantes, os profissionais acabam não conhecendo o trabalho do outro e essa interação é fundamental. A cada encontro percebemos que as pessoas se envolvem mais e que estão sempre aguardando este momento. A Secretaria de Educação, além de incentivar a formação, deve fornecer espaços para que as pessoas troquem experiências e interajam, cada uma com a sua realidade, com aquilo que consegue produzir e desenvolver com seus alunos - afirma Sônia.
A palestrante Rosana Gonçalves Torquette, pedagoga e especialista em educação, elogiou a iniciativa da prefeitura pelo grande momento de interação entre os profissionais que atuam na rede. O município tem 75 unidades de ensino, incluindo creches, e cerca de 23 mil alunos.
- São eventos como este que levam o profissional de educação a refletir sobre a sua prática. Parabenizo a Secretaria de Educação por essa iniciativa, que é extremamente importante para mudar algumas práticas do professor em sala de aula. Foi muito interessante refletir sobre como está a construção da proposta pedagógica hoje dentro das escolas. A educação infantil, há pouco tempo, passou a ser considerada a primeira etapa da educação básica, ou seja, passou a ter uma ação educacional. Agora ela é um espaço onde a criança vai ser cuidada, mas também é onde ela vai aprender. A escola precisa se preocupar em cuidar e educar de forma indissociável e pensar a proposta pedagógica com essa concepção educacional e não mais com a concepção existencialista que se tinha há pouco tempo - explica Rosana.
O Polo Musical Yumi Imanishi Faraci apresentou uma Cantata de Natal. Ao final do evento, como de costume, os profissionais de educação fizeram uma avaliação do encontro e receberam certificados de participação.