Subprefeitura da Ilha Grande apresenta diagnostico

Segurança Pública será tema de reunião na Vila do Abraão

03 de novembro de 2014
Os investimentos e os desafios da administração pública na Ilha Grande, em Angra dos Reis, foram um dos temas da última reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) na semana passada. Há seis meses no cargo, o subprefeito da Ilha, Ivan Neves, apresentou ao grupo, um diagnóstico da região administrativa. O GGIM foi criado pela Prefeitura de Angra dos Reis para integrar os organismos de segurança em âmbito municipal e programar ações conjuntas. No documento apresentado pelo subprefeito foram destacadas as obras e intervenções que o município já fez na Ilha, as que ainda estão em andamento e propostas de melhoria, beneficiando moradores e turistas.

- Fizemos uma série de visitas a comunidades da Ilha Grande, para conversar com moradores, identificar problemas e buscar soluções de curto, médio e longo prazos para estas demandas. Além disso estreitamos a parceria com outros órgãos para fortalecer estas melhorias dentro da competência de cada organismo - explicou Ivan Neves.

Com a chegada da alta temporada e o aumento previsto na ocupação da Ilha Grande, na próxima sexta-feira, 7, na Casa de Cultura do Abraão, uma reunião vai debater a segurança na Ilha. Na ocasião, representantes da Prefeitura de Angra e das polícias Civil, Militar e Federal, debaterão com os moradores formas de evitar a violência na comunidade. Uma segunda reunião sobre o mesmo tema será realizada no dia 14, na Vila do Provetá, também na Ilha.

Entre os vários investimentos feitos na Ilha desde o ano passado, o subprefeito destacou que a Vila do Abraão recebeu uma ambulância e o posto local foi equipado com um gerador, além de ter tido sua farmácia reativada. Além disso houve a ampliação do atendimento, com mais médicos e enfermeiros em todas as comunidades da Ilha Grande, por meio do programa Estratégia de Saúde da Família.

A Ilha Grande também está recebendo investimentos em manutenção e obras como a revitalização de iluminação pública e a reforma ods cais de Japariz e de Araçatiba, além dos cais do Provetá e Palmas, cujas obras começam ainda este ano. A Prefeitura de Angra também está pedindo que o Parque Estadual da Ilha Grande intensifique o trabalho de manutenção das trilhas dentro da unidade, o que garantirá mais segurança para moradores e turistas.

Quanto à coleta de lixo, tema que preocupa muito aos moradores da Ilha Grande, Ivan Neves explicou que novas rotas para a coleta nas praias e vilas da Ilha Grande estão sendo implantadas após inúmeras reuniões com as comunidades.

- Este relatório, das ações do governo municipal, será apresentado ao GT da ILHA GRANDE, no dia 18 de novembro, na sede da TurisAngra, onde também iremos divulgar as ações da Prefeitura para o Verão - finalizou Ivan.