Atividades do Novembro Azul incentivam a prevenção

Mês será de atividades voltadas para a saúde do homem

03 de novembro de 2014
Depois das mulheres, o mês de novembro é dedicado à prevenção das doenças do homem. Nesta segunda-feira, 3, a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu a abertura da campanha Novembro Azul, período dedicado às atividades voltadas à saúde masculina. A abertura da programação foi na subsecretaria de Serviço Público, com uma palestra da mastologista Ângela Cristina Marinho Moreira, que falou sobre o câncer de mama nos homens. Ela alertou também para a necessidade da prevenção em diversas outras doenças.

- Para isso, os homens precisam ir aos postos de saúde se cuidar. Como é raro o homem tomar essa iniciativa, é importante que a Secretaria de Saúde vá até ele. Sempre quis fazer um trabalho como este, de trazer informações sobre doenças aos homens, e o Novembro Azul me proporcionou isso - frisou a mastologista.

Para a coordenadora da Saúde do Homem, Fernanda Fernandes, os homens têm percebido aos poucos que é importante se cuidar.

- Procuramos inserir a participação do homem na saúde da mulher, como no pré-natal. Assim, mesmo que pela interferência da mulher, os homens têm ido aos postos de saúde com mais frequência. De qualquer forma, vamos intensificar a necessidade da prevenção durante todo o mês, com orientações nos postos de saúde do município - disse Fernanda Fernandes.

Também participaram da abertura da Campanha Novembro Azul a diretora de Ações Programáticas, Andrea Paiva Martins; a diretora da Vigilância Epidemiológica, Cirineira Piano; além de representantes do setor de Saúde do Homem e da Subsecretaria de Serviços Públicos.

Os possíveis sinais de câncer de mama em homens incluem protuberância ou inchaço, geralmente indolor, mas nem sempre; pele ondulada ou enrugada; retração do mamilo; vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo.

Além do pré-natal masculino, a Secretaria de Saúde também investe na prevenção de doenças do fígado. A cirrose hepática, fibrose e pancreatite aguda são doenças relacionadas ao fígado e comuns ao sexo masculino. As doenças do fígado são diversas e podem variar de alterações laboratoriais isoladas até uma falência hepática dramática e rapidamente progressiva.

Nesta terça-feira, dia 4, as atividades serão na Praça Codrato de Vilhena (Praça do Papão), das 9h às 16h. Na programação, a Coordenação da Saúde do Homem vai reunir setores da Saúde que tratam de doenças que atingem mais os homens, como tabagismo, e aquelas relacionadas ao trabalho. Além disso, será aplicada vacina contra Hepatite B e fornecidas informações sobre os serviços ofertados pela secretaria. Haverá também corte de cabelo e barba e aferição de pressão. As unidades de Estratégia de Saúde da Família e dos Centros de Especialidades Médicas participam da campanha distribuindo material informativo e tirando dúvidas.